A parede branca do Espaço de Promoção à Vida Patativa do Assaré, no Siqueira II, ganhou varias cores e formas, durante a tarde de ontem, quando os jovens que fazem parte do Projeto “Sim à Vida: Prevenção às Drogas e Melhoria do Acesso aos Serviços Sociais de Saúde”, pintaram o local para lembrar o 7 de Setembro. O objetivo da arte no muro é fazer com que eles vivenciem a cidadania junto com a arte

Segundo a educadora de referência do espaço, Ana Virginia Quaresma, todos os anos, durante o mês de setembro, o evento é realizado com os jovens que participam da iniciativa. “Através da pintura, eles conseguem mostrar seus sentimentos”, diz.

O momento é tão aguardado pelos meninos e meninas que, alguns mais velhos, que não tem mais a faixa etária para o projeto fazem questão de participar. “Todos eles aguardam ansiosamente por esta época do ano em que podem colocar sua arte no muro”,comentou Ana Virginia.

O estudante Paulo Felipe Sousa Araújo começou a participar do projeto aos 5 anos de idade. Ele gostou tanto que já levou seus irmãos, primos e amigos para participar.

“Faço questão de vir sempre que é possível”, ressalta o estudante. Em uma espécie de homenagem ao “Sim à Vida” o jovem resolveu pintar na parede o símbolo da iniciativa. “Essa é uma segunda casa pra mim. Todos sempre foram muito bons”, comenta.

Autoestima

No projeto, desenvolvido pelo Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC) em parceria com a Christoffel Blindenmission (CBM), são atendidas diretamente 450 crianças em localidades de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba, além de centenas de familiares. Elas têm sua autoestima fortalecida e os familiares desenvolvem conhecimentos de autogestão familiar, comunitária e profissional.

O “Sim à Vida”, que já vinha sendo desenvolvido desde 1999 pelo MSMC, chancelado como projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará, agora é ampliado e tem recursos assegurados para quatro anos. O principal objetivo do projeto é prevenir crianças e adolescentes contra o uso de drogas em quatro áreas de risco social em Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba e contribuir para melhorar o acesso aos Serviços Sociais de Saúde.

O MSMC, por meio desse projeto, também contribui para a redução da incidência de pessoas com dependência a drogas e para o acesso à rede de proteção de direitos de crianças e adolescentes, além de cooperar com o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio de favorecer educação básica de qualidade para todos.

Mais informações

Para ajudar o projeto ou se tornar voluntário, a pessoa deve comparecer à sede, na Rua Dr. Fernando Augusto, 609, Parque Santo Amaro. Tel: 34970892

Fonte: Diário do Nordeste

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Bom Jardim atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.