No início desse mês de agosto de 2019, o Movimento Saúde Mental realizou, em parceria com o ChildFund Brasil, o Workshop de Disseminação de Tecnologias Sociais. Um momento de partilha de saberes e trocas, com o lançamento da cartilha da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC).

O evento contou com uma palestra de Gerson Pacheco, Diretor Nacional do ChildFund Brasil. Ele fez uma afirmação animadora para a história e atuação do MSMC: “O ChildFund está presente em mais de 50 países no mundo. Faço aqui uma profecia que a Abordagem Sistêmica Comunitária, a partir de hoje, vai se espalhar no mundo inteiro”.

Pacheco conta que conheceu o Movimento a partir da capacitação para trabalhar com a Terapia Comunitária. “Entrei em contato com o Movimento Saúde Mental para ampliação da parceria, e percebemos o potencial de enriquecer o trabalho que já era realizado”, comenta.

Ele acredita que a ASC faz com que enxerguemos o potencial das pessoas, além de estimular seu protagonismo.

“Uma saúde mental saudável é fator fundamental para a garantida de um desenvolvimento positivo e sustentável, independente da faixa etária ou do contexto social. Através da Abordagem Sistêmica Comunitária, enxergamos o verdadeiro potencial de transformação de pessoas em comunidades inteiras, compartilhando valores positivos e estimulando o protagonismo de todos”, ressalta Pacheco.

Para Gerson, a tecnologia social desenvolvida pelo Movimento, no Bom Jardim, bairro da periferia de Fortaleza profundamente estigmatizado pela cultura do medo e da violência, o empoderamento do indivíduo mostra a ele todo o potencial que pode ser atingido através de uma abordagem positiva. “Criamos ambientes altamente propícios para a geração de mudanças duradouras”, enfatiza.

O Diretor do ChildFund Brasil acredita no potencial transformador trabalhado por meio das ações do Movimento Saúde Mental, sobretudo, a partir das inúmeras experiências exitosas de transformações de vidas acompanhadas pelo Movimento.

“Não existe nada mais valioso do que construir um legado positivo e transformador para a sociedade, e na minha visão, o Movimento está trilhando esse caminho de maneira muito concreta e estruturada. Acredito que vocês já têm o maior e melhor incentivo que existe, o retorno das pessoas e comunidades que já foram impactadas pelo trabalho de vocês. Continuem firmes neste propósito!”, aponta Gerson.

Pacheco indica qual caminho trilhar, que na visão dele, já é o que o Movimento faz e que, consequentemente, resultará em uma visibilidade e atuação cada vez maior no Brasil e fora dele, reafirmando a “profecia” que havia feito no Workshop.

”Parcerias são estratégicas para que possamos chegar mais longe. Quando se tem um propósito claro e comprovações do impacto social com pilares de um trabalho realmente assertivo e transformador, a visibilidade e abrangência internacional chegam naturalmente. Continuem compartilhando o trabalho realizado e busquem parceiros alinhados com os mesmos princípios do Movimento Saúde Mental”, diz Pacheco.

 

Gerson Pacheco é Diretor de País do ChildFund Brasil – Fundo para Crianças – há 13 anos. A organização é uma agência humanitária internacional presente em mais de 60 países. No Brasil, o ChildFund desenvolve ações de proteção e assistência a crianças, adolescentes, jovens, e famílias em situação de pobreza. São mais de 41 mil crianças, adolescentes e jovens atendidas. Mais de 127 mil pessoas participam dos projetos desenvolvidos pelo ChildFund, que tem parceria com mais de 40 organizações sociais no Brasil.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.