Nesta semana, novos panificadores do Bom Jardim iniciaram sua primeira produção. No curso de panificação, os alunos desenvolvem habilidades que envolvem a produção de massas magras, integrais, ricas e folhadas, além de pães coloridos e pizzas. Semana passada conheceram normas e práticas de higiene e segurança de alimentos, além de estudar a teoria da panificação básica.

A aluna Lúcia Albuquerque, moradora do Grande Bom Jardim, destaca o entusiasmo dos participantes e o profissionalismo dos instrutores da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os panificadores são formados na Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC). A ação é integrada com o Programa de Gastronomia Social da Universidade, como projeto de extensão.

O curso de panificação é ministrado por Leandro Camarro, Bárbara Sugizake, Leandro Restrepo, Aline Marques, Vanessa Noronha, Ilana Neves e Eduardo Torres, formandos do curso de Gastronomia da UFC, com a supervisão da professora Eveline Alencar.

Este curso contou com a oferta de insumos do Mercantil São Francisco e com as doações de farinha de trigo da Fábrica Fortaleza (Grupo M. Dias Branco).

A EGA é coordenada por Izaura Rolho. O curso terá carga horária de 40h/aula. Entre os participantes, estão mulheres acolhidas pelo Programa Sim à Vida, ação de prevenção às drogas e fortalecimento dos serviços sociais de saúde, co-financiado pela CBM e União Europeia.

Escola de Gastronomia Autossustentável
Dr. Fernando Augusto, 980, Bom Jardim.
casaame@msmcbj.org.br
3497.2176 zap (85) 988282056 (Izaura Rolho).

 

Sobre a escola

Inaugurada em dezembro de 2016, a Escola de Gastronomia Autossustentável do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) é qualificada como projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Programa Gastronomia Social.

A escola oferece formação gastronômica alinhada à ecofilia (relação de amizade com a Natureza), um dos pilares da Abordagem Sistêmica Comunitária do MSMC.

A Escola de Gastronomia Autossustentável envolve as hortas do MSMC no Bom Jardim e no Sítio Wopila, em Maracanaú, a partir do cultivo de ervas, condimentos, verduras, legumes e frutas. Também estão integrados à escola criatórios de galinha orgânica e de peixes, além de um sistema de captação de energia solar e poços profundos.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.