Gastronomia com autossustentabilidade e valorização da cultura regional como ação de inclusão socioeconômica para a comunidade do Bom Jardim. Essa é a ideia da Escola de Gastronomia Autossustentável, projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com o Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC).

No espaço, serão promovidos cursos profissionalizantes de Gastronomia ministrados por graduandos do curso da UFC. A proposta prevê a produção e colheita dos insumos em horta própria da escola. “Nosso objetivo é integrar a comunidade e promover a autoestima das pessoas por meio da qualificação e inserção no mundo do trabalho, seja como empregados ou empreendedores”, resume Jaciara França, coordenadora da escola.

O equipamento conta com horta própria e cozinha industrial estruturada com quatro praças (áreas de trabalho), que propiciam a realização das aulas com 20 alunos. “Tudo vai começar pela horta, vamos produzir os próprios insumos utilizados nas aulas”, diz.

A construção e a implementação da escola de gastronomia com autossustentabilidade e valorização regional, iniciada em 2014, contou com recursos advindos de bazar de mercadorias apreendidas pela Receita Federal.

Jaciara conta que, a partir de março de 2017, a escola oferecerá cursos profissionalizantes de 40 horas para a população. Gastronomia da biodiversidade nordestina, risotos e massas italianas, chocolateira, lanches saudáveis, sobremesas geladas, empreendedorismo na área gastronômica, panificação e confeitaria serão alguns dos cursos.

Cultura regional

A inauguração da escola também comemora a finalização da primeira oficina realizada pelo projeto, em novembro último. A oficina de Gastronomia da Biodiversidade foi idealizada e desenvolvida por alunos do curso de Gastronomia da UFC, sob supervisão dos professores do Programa de Gastronomia Social da universidade.

“Nós fizemos um curso em que eles pudessem ter contato com diversas áreas da Gastronomia, como preparação de salgados, doces, pães, bolos, saladas e sobremesas”, explica Líbia Amaral, facilitadora da oficina e aluna da UFC. Ela explica que as produções utilizavam insumos característicos do Estado e, muitas vezes, em desuso, como pequi, seriguela, acerola e pitanga.

“Além do preparo dos pratos, ensinamos o antes e o depois: a parte teórica, cuidados na manipulação e higienização dos alimentos, preparação do local e dos utensílios que serão utilizados, os modos de apresentação dos pratos”, detalha.

Na primeira oficina, 20 pessoas foram beneficiadas. Para muitos, foi o primeiro contato com a Gastronomia e com uma cozinha industrial. “Eu imaginava que a Gastronomia era só cozinha, mas vai muito além — e eu quero ir além. Conheci outro mundo e foi maravilhoso. Quero fazer outros cursos para poder trabalhar para mim”, planeja Irislane de Santana, uma das alunas da oficina.

Fonte: Jornal O Povo

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.