O Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) se juntou à Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo (Abraça) na Campanha Nacional “Sou autista e viver em comunidade é um direito”. Dezenas de crianças e educadores Projeto Sim à Vida participaram de uma passeata e do II Encontro Estadual de Pessoas Autistas. Também participaram usuários do Caps Comunitário do Bom Jardim.
Elizeu Sousa, advocay do Sim à Vida, na mesa de abertura, destacou a necessidade de somar esforços para a desinstitucionalização e inclusão das pessoas com autismo, respeitando e convivendo com suas diferenças. Disse que o MSMC em seus 22 de existência trabalha esses dois eixos. Junto ao acolhimento, escuta e prevenção o MSMC trabalha a inclusão social de pessoas com quaisquer diferenças, inclusive as pessoas autistas.
O representante do MSMC destacou o serviço preventivo às dependências, realizado em comunidades vulneráveis com 450 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. Este trabalho é feito com co-financiamento da CBM International e da União Europeia.
Elizeu também destacou a fragilidade democrática que o país vivencia. Segundo ele, é preciso reunir todo mundo para preservar direitos conquistados na Constituição de 1988 e avançar em novas conquistas, a exemplo das políticas de saúde mental e para as pessoas autistas.
Entre os presentes, compuseram a mesa de abertura: Alexandre Mapurunga, secretário geral da Abraça; Fátima Dourado, presidente da Casa da Esperança; Beatriz Xavier, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos; Liduína Carneiro, representante da Comissão de Pessoas com Deficiência da OAB-CE; Elizeu Sousa, coordenador de comunicação e advocacy do Movimento Saúde Mental Comunitária; Acrísio Sena, vereador de Fortaleza; Raquel Marques, deputada estadual; Maria Bruna, jovem autista do Comitê Organizador da Campanha Abraça 2018; Mônica Gondim, coordenadora de Proteção Social Especial da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará; Jacinto Araújo, presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência; Lucas, representante dos deputados Nestor Bezerra e Renato Roseno; Emerson Damasceno, titular da Coordenadoria Especial da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Fortaleza.
Sobre o Movimento Saúde Mental
Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.