(Elenco do Auto de Natal se reúne na Palhoça para comemorar a apresentação / Foto: Yago Medina)

 

Guiados pela estrela de Belém, sábios do oriente vieram oferecer presentes ao menino-Deus! Assim, reza a tradição cristã. Ontem, 6/1/2024, foi o encerramento dos festejos natalinos com a festa de Reis. Em dezembro do ano que se encerrou, o Movimento Saúde Mental (MSM) festejou a chegada do Menino-Deus com apresentação teatral, celebração e ceia de rua.

 

A Casa AME (Arte, Música e Espetáculo) mobilizou e coordenou um evento que ocupou uma porção da rua Dr. Fernando Augusto, no dia 22 de dezembro, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. O ato reuniu uma celebração ecumênica, conduzida por Padre Rino, nela foi inserido um auto de natal. Aquele foi um momento para refletir sobre a realidade atual e como o menino-Deus está presente em cada família. Ao final, foi também uma oportunidade para abraços solidários, confraternização e  agradecimento pelas conquistas do ano de 2023.

 

O auto, reuniu musical, teatro e coreografias. Tudo realizado por pessoas da comunidade, por participantes dos serviços socioterapêuticos do MSM e do Centro de Atenção Psicossocial Comunitário do Bom Jardim. Foi contada a história do nascimento de Jesus. Além disso, um grupo de crianças do programa Sim à Vida também cantou uma música que homenageia àquela ação de prevenção do MSM. Foi uma oportunidade para fortalecer a cultura da paz em nosso território.

 

“A Festança do Menino-Deus”, além de traduzir com responsabilidade o valor das manifestações populares católicas sobre o Natal, fortalece a inclusão social. Ali, compareceram crianças, jovens adultos e idosos. 

 

Ana Paula, coordenadora da Casa AME explica que o Auto de Natal é uma celebração resgatada pelo MSM com o objetivo de proporcionar à comunidade um momento de harmonia e reflexão. “No musical, além da gente mostrar as tradições natalinas, também trabalhamos a questão da inclusão social e sustentabilidade. O elenco conta com a participação dos usuários do CAPS, crianças, idosos e pessoas da comunidade.  Além disso, parte do figurino é feito de material reciclável”, conta. 

 

A cerimônia é uma ocasião para promover e valorizar a memória cultural e as manifestações referentes à época, além de reavivar o verdadeiro espírito de natal na instituição, na comunidade e na cidade de Fortaleza. O evento, por meio da arte cênica, reanima os valores e saberes populares desenvolvidos por séculos. A arte ajuda a contar a história do nascimento do Menino-Deus. Outras edições do auto de natal foram realizados pelo MSM em 2013 e 2014.

 

Ana Cristina, coordenadora do CAPS Comunitário do Bom Jardim, falou sobre a importância do evento para os moradores da Residência Terapêutica, que estiveram ali presentes na celebração da vida, da esperança e do amor. “Isso aqui também é terapia. Eles passam muito tempo no mesmo espaço, por isso, é importante a presença deles aqui, para socializarem e aproveitarem as celebrações”, explica.

 

A professora Eveline Alencar, coordenadora do Programa Gastronomia Social da Universidade Federal do Ceará, que acompanha a Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) desde sua criação, é entusiasta e participante ativa da Ceia na Rua. Anualmente, ela mobiliza seus estudantes para essa ação solidária na época de natal.

 

Joel Andrade, coordenador da EGA e participante do Programa Gastronomia Social, destacou que Ceia de Rua distribui 300 jantares. Uma ação de partilha que marca o encerramento das atividades anuais dos projetos do MSM e parceiros. Joel disse ter preparado “sobremesas, pratinhos, tudo completo, para que as pessoas, que muitas vezes passam por situações de vulnerabilidade social, possam ter uma ceia e se sintam acolhidas”. 

 

Após a celebração presidida por padre Rino, cada participante e quem mais chegou à rua, recebeu uma ceia natalina, preparada pela equipe da EGA do Gastronomia Social. Durante a noite, os moradores se organizaram em fila para receber as refeições. 

(Moradores se organizam em fila para receber a refeição natalina / Foto: Yago Medina)

 

SOBRE O MOVIMENTO SAÚDE MENTAL

 

O Movimento Saúde Mental (MSM) é uma organização da sociedade civil (Osc), criada em 1996, que utiliza a Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) para o desenvolvimento de suas atividades. A Casa AME (Arte, Música e Espetáculo) é um dos espaços do Movimento Saúde Mental que acolhe as pessoas com arteterapia, sendo reconhecida também como ponto de leitura e ponto de cultura. É um lugar para as pessoas desenvolverem e expressarem as múltiplas inteligências (cinestésica, pictórica, espacial e intrapessoal, entre outras).

 

A Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA), inaugurada em 2016, em parceria com a Universidade Federal do Ceará, é um espaço de formação e profissionalização, sendo também uma ação de inclusão socioeconômica potencializadora da cultura gastronômica regional. A escola forma profissionais para o mercado da gastronomia e contribui para a sustentabilidade das ações socioterapêuticas do MSM. A profissionalização em gastronomia também fortalece a empregabilidade, um dos determinantes sociais da saúde, atendendo a dimensão inclusiva da Abordagem Sistêmica Comunitária, que contribui para a superação da pobreza no Grande Bom Jardim.

 

Os colaboradores do MSM são orientados pela Abordagem Sistêmica Comunitária que procura identificar a “síndrome da colonialidade internalizada” e contribuir para que cada pessoa supere essa síndrome por meio da autopoiese comunitária.

 

GALERIA DE FOTOS

 

 

por Elizeu Sousa e Gabriele Félix

Fotos por Yago Medina