O terceiro momento da campanha de prevenção às drogas no Siqueira reuniu 50 crianças e adolescentes em atividade lúdicas e esportivas. O encontro aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Alves, no dia 19 de julho. Essa é uma ação do Programa Sim à Vida e envolve multiplicadores da Abordagem Sistêmica Comunitária.

Esse momento de integração da comunidade com a escola foi dedicado a atividades lúdicas por equipes, seguida de um campeonato de futebol.

A campanha de prevenção foi coordenada por Joici Souza, educadora, e Juscelino Ferreira, arteeducador. O Programa Sim à Vida trabalha a prevenção às dependências químicas e o fortalecimento dos serviços sociais de saúde. É realizado pelo Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) e co-financiado pela CBM International e União Europeia.

A campanha teve início no dia 16 de maio, no Siqueira, e refletiu sobre comportamentos precoces relacionados à sexualidade e gravidez na adolescência e foi facilitada por Andreza Moura, psicóloga, e a voluntária Carla Cristina Almeida Gomes, especialista em saúde da família. Elas utilizaram vivências de relaxamento e rodas de conversas sobre gênero, sexualidade, transformações do corpo e autocuidado.

O segundo momento foi no dia 28 de junho, com ações de relaxamento e atividades circenses envolvendo 60 crianças e adolescentes. A campanha quer contribuir para a superação de comportamentos precoces como a gravidez na adolescência e atuar no fortalecimento da autoestima dos participantes.

A campanha busca, ainda, contribuir para o desenvolvimento das múltiplas inteligências das crianças adolescentes com a integração de educadores e familiares em ações de corresponsabilidade visando a evolução pessoal e comunitária.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.