O engenheiro agrônomo Narciso Ferreira Mota, servidor da Universidade Federal do Ceará (UFC), facilitou uma oficina de formação em agroecologia, nesse 11 de maio. O momento teve a colaboração da historiadora Simone Holanda. Colaboradores do Movimento Saúde Mental Comunitária participaram da vivência prática e de um aprofundamento sobre esse aspecto da ecofilia.

A formação em agroecologia, que aconteceu no sítio Wopila, em Maracanaú, integra o projeto ecofilia: desenvolvendo a amizade com a natureza, financiado pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec). O sítio está sob a coordenação de José Santana.

Durante a manhã de atividades e esclarecimentos técnicos, foram realizadas atividades de semeadura, plantio de mudas e preparação de composto orgânico para adubagem. Na abertura, o técnico fez uma louvação ao sol, fonte de toda a vida, e aconselhou cada um/a a dedicar meia hora da manhã à exposição solar e à contemplação da natureza, pois nós “também precisamos nos cultivar”, disse Narciso.

O facilitador desenvolveu um método dinâmico, destacando como trabalhar com crianças a educação ecossistêmica com conservação de plantas, denominada sintrópica. Este enfoque foi dado para os educadores do programa Sim à Vida que participavam da oficina para aprender maneiras práticas para realizar atividades de ecofilia junto às crianças, adolescentes e familiares.

A ecofilia, relação de amizade com os elementos da natureza – plantas, animais e minerais –, é um dos eixos da Abordagem Sistêmica Comunitária desenvolvida há 21 anos pelo MSMC.

Diante do minhocário do sítio Wopila, para a produção de húmus, Narciso recordou que esta palavra foi responsável pelo surgimento do vocábulo “humano”. Isso é uma evidência de que o homem e a mulher vieram do “barro”, conforme a tradição milenar judaico-cristã nos ensinou.

Durante o plantio de mudas na estufa da horta sintrópica do MSMC, Narciso identificou ali a presença de bredo, uma planta do grupo PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e recomendou o aproveitamento dela em saladas.

A oficina de práticas agroecológicas é uma atividade do projeto ecofilia, apoiado pelo Inec, realizada de forma integrada com profissionais do MSMC. Também participaram os membros da equipe do Projeto Sim à Vida de prevenção às drogas e melhoramento dos serviços sociais de saúde.

O Programa Sim à Vida é realizado pelo MSMC e co-financiado pela CBM Internacional e União Europeia.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.