(Movimento Saúde Mental promove cerimônia beneficente de Natal / Foto: LC Moreira)

 

Dentre as magias do natal, o espírito de solidariedade. Esse foi o sentimento que reuniu convidados e parceiros do Movimento Saúde Mental (MSM) em um jantar e leilão beneficente, na noite da terça-feira, 12/12/2023. O evento, realizado no Iate Clube de Fortaleza, contou com a colaboração de parceiros e artistas, além de um cardápio especial e o lançamento do livro ‘Abordagem Sistêmica Comunitária – Uma Socioterapia de Múltiplo Impacto’, do Padre Rino Bonvini.

 

Padre Rino Bonvini, fundador do MSM, enfatizou a gratidão pelo momento de partilha e solidariedade. “Esse é o Natal Solidário do Movimento Saúde Mental, que está construindo pontes, diálogo e comunicação entre a periferia e o outro lado da cidade. O nosso trabalho que se desenvolve desde 1996 está a serviço da população mais pobre e excluída de Fortaleza. Essas pontes podem gerar vida, solidariedade, generosidade e o verdadeiro sentido do Natal, que é a partilha e a comunhão”, destacou.

 

O menu do evento foi assinado pelo Giardino Buffet, negócio social criado pelo MSM e acelerado pela organização Somos Um, oportunizando a geração de renda, autoestima e autonomia para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica na região do Grande Bom Jardim. No palco, Natália Tatanka, CEO do Giardino, apresentou o vídeo ‘Uma Injeção de Forças: Acolhimento, Inclusão e Cura’, sobre a importância das ações realizadas pelo Movimento Saúde Mental na vida dos moradores das comunidades atendidas. O buffet também é uma ferramenta de sustentabilidade financeira para as ações socioterapêuticas desenvolvidas pelo Movimento. 

 

Durante a noite, a cerimônia foi conduzida pela publisher Márcia Travessoni e a agitação musical ficou por conta de Marcos Lessa e Giovana Bezerra. Os artistas também participaram de forma solidária, sob a organização do Grupo Celebre, e divertiram os convidados com repertórios que uniam composições autorais aos grandes clássicos da música brasileira. Os participantes do Natal Solidário também tiveram a oportunidade de arrematar obras de artes, jóias e viagens, em um leilão  realizado graças a doação dos parceiros Beach Park Resorts, Carmel Hotéis, Diamond Design, Tânia Joias e AT Jewel

 

Em seu discurso de apresentação, Ticiana Queiroz, fundadora da Somos Um e uma das organizadoras do Natal Solidário, destacou a importância da mobilização de empresários em prol da redução das desigualdades. “Daqui, do alto das dunas, dos meus privilégios, eu tava desenhando soluções para um lugar que eu não conhecia. E eu morri de vergonha disso. E eu aprendi uma frase, ‘Nada sobre nós sem nós’. Não dá pra gente desenhar soluções sem as pessoas que serão beneficiadas sentadas à mesa. A gente até acha que sabe o que eles precisam ou como fazer, mas é uma ilusão. A gente precisa atravessar essa ponte”, explica.

 

Participe desse movimento de solidariedade! Faça sua doação clicando aqui ou pelo pix: 03918813000153 – Movimento Saúde Mental.

 

Veja mais sobre o evento clicando aqui.

 

Livro Abordagem Sistêmica Comunitária – Uma Socioterapia de Múltiplo Impacto

 

Neste livro, o padre Rino Bonvini descreve a Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC). Uma tecnologia socioterapêutica de desenvolvimento humano e comunitário que proporciona as condições para a superação da Síndrome da Colonialidade Internalizada, fenômeno que gera adoecimentos no corpo e na alma.

 

GALERIA DE FOTOS

 

 

Redação por Gabriele Félix e fotos por Gabriel Rissi