Em honra ao Dia Internacional da Mulher, as crianças do Projeto Sim à Vida, da comunidade Marrocos, no Bom Jardim, em Fortaleza, homenagearam Marielle Franco. A ação de prevenção às dependências químicas é realizada pelo Movimento Saúde Mental Comunitária com co-financiamento da União Europeia, da CBM Internacional e do Governo do Estado do Ceará.

Marielle Franco, socióloga e vereadora pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) no município do Rio de Janeiro, aos 38 anos foi morta a tiros junto a seu motorista, Anderson Gomes, na noite do dia 14 de março de 2018.

Durante uma roda de conversa, ontem, 12 de março, o educador Israel Lima compartilhou com as crianças do Sim à Vida, um pouco da vida de Marielle. Ela foi ativista em defesa dos Direitos Humanos, especialmente das mulheres e dos grupos LGBTQ+.

A sigla LGBTQ+ agrupa a diversidade de orientação sexual, como lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, entre outros. A sigla LGBTQ+ também é utilizada como nome de um movimento que luta pelos direitos dos homossexuais e, principalmente, contra a homofobia, o crime de ódio contra essas pessoas.

Após a partilha, as crianças prepararam cartazes e se dirigiram ao muro do Espaço Daniel Comboni, onde tem um painel grafitado com Marielle. Ali, prestaram a homenagem, exibindo seus cartazes.

A ação de prevenção às drogas com crianças e adolescentes, além de fortalecer a autoestima e o desenvolvimento das múltiplas inteligências, também trabalha o desenvolvimento da cidadania. A metodologia utilizada é a Abordagem Sistêmica Comunitária. Ali, é estimulada a formação do campo organizacional comunitário, onde cada um é corresponsável pelo desenvolvimento de si e da comunidade.

O Projeto Sim à Vida integra projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará. Está inserido no Departamento de Medicina Clínica, com a coordenação do professor Paulo Rodrigues. No MSMC, o Sim à Vida é coordenado por Balbina Lucas.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.