Em visita ao Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) a CBM destaca avanços no Projeto Sim à Vida. A equipe da organização, coordenada por Linda Petering, participou de atividades com meninos e meninas do projeto de prevenção às drogas. Também foram realizadas reuniões técnicas com profissionais do MSMC.

A CBM International é uma organização não governamental sediada na Alemanha, com ações em vários países. Sua atuação é voltada para o cuidado de pessoas com deficiências. Junto ao MSMC o foco da é a conservação da saúde mental por meio da prevenção a dependências. A organização, junto com a União Europeia, financia o Projeto Sim à Vida.

No dia 7, após a apresentação dos avanços e desafios do projeto Sim à Vida, Linda destacou o sucesso da ação até aqui. Ela frisou a ampliação de parcerias com a Universidade Federal do Ceará, a Universidade Estadual do Ceará e o Instituto Nordeste Cidadania, além do progresso dos resultados com o cumprimento de metas.

A CBM destaca avanços no projeto atende 450 crianças e seus familiares em quatro comunidades com vulnerabilidade social, em Fortaleza e Maracanaú.

Entre os desafios enfrentados pelo projeto está o crescimento da violência no Ceará, constatada por pesquisa realizada pelo Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência. O Comitê é constituído pelo Governo do Estado do Ceará, Assembleia Legislativa e Escritório do Unicef no Ceará. O número crescente de assassinatos de jovens e a migração de famílias entre os bairros da periferia de Fortaleza são dados que afetam diretamente a ação realizada em parceria com a CBM.

No dia 8 de agosto, os visitantes participaram de vivência de relaxamento com as crianças e adolescentes no núcleo do projeto no Marrocos, em Fortaleza. Em seguida, foram ao Sítio Wopila, em Maracanaú. Ali assistiram a uma roda de capoeira protagonizada pelas crianças. Ainda acompanharam um grupo de meninos e meninas fazendo pizza na Escola de Gastronomia Autossustentável do MSMC.

Durante a visita, o coordenador regional de programas da CBM na América Latina, Mário Mora, anunciou que a CBM, em seu planejamento estratégico, decidiu permanecer com ações no Brasil só até 2020. A partir de 2018, haverá um planejamento com parceiros para construir um plano de saída do país.

A expectativa do MSMC é contribuir com a CBM ampliando seus serviços na América Latina, a exemplo da replicação da Abordagem Sistêmica Comunitária já em andamento na Bolívia.

A equipe de visitantes da CBM foi constituída por Linda Petering, gerente de projetos de doadores públicos para América Latina e África; Ingrid Estrella, oficial de cofinanciamento; Mario Mora, coordenador regional de programas; Alejandra Valverde, coordenadora de projetos do escritório regional da CBM para América Latina e Caribe; e Pedro Ponce que assumirá as funções de Alejandra a partir de setembro de 2017.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.