O padre Rino Bonvini, presidente do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), apresentou a Abordagem Sistêmica Comunitária e o fenômeno da violência, no segundo Seminário Territorial do Pacto Pelo Ceará Pacífico. O encontro aconteceu nesta manhã, no município de Sobral, atendendo o convite da vice-governadora, Isolda Cela.

Padre Rino partilhou o serviço realizado pelo MSMC no bairro Bom Jardim, em Fortaleza, e outros territórios ao longo dos vinte anos de atividade da entidade.

O seminário do Ceará Pacífico reúne organizações governamentais e não governamentais e visa a construção coletiva de ações e serviços que contribuam para a redução da violência e a promoção de uma cultura de paz.

De acordo com os organizadores, o seminário desenvolve um processo de pactuação entre as esferas do poder público e os agentes sociais, na perspectiva de uma governança participativa.

Coordenado pela vice-governadoria, o Pacto tem três eixos de atuação: segurança cidadã e justiça; qualidade de vida e desenvolvimento; prevenção social e oportunidades para a juventude.

“Eu só acredito na execução das propostas, medidas e eixos de atuação pensadas para o Pacto, se houver total envolvimento com todos. Envolvendo todos os poderes, instituições públicas e privadas parceiras, organizações e projetos sociais. Temos de trazer um território de paz construído à várias mãos”, destacou Izolda Cela.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.