O Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC) convida para a Semana da Saúde Mental, Arte e Cultura com o tema “Além do Manicômio; práxis e poéticas na saúde mental”. A atividade será realizada entre os dias 22 e 26 de abril de 2019, na Casa AME e na Palhoça do Movimento.

As inscrições para oficinas e envio de resumos para painéis, estão no link abaixo. A programação toda gratuita vai contar com exposição de painéis, oficinas e mesas de discussão sobre saúde mental.

Inscrições e Programação

A Semana busca um diálogo com profissionais e interessados (as) no debate sobre formas de tratamento e práticas de cuidado, que envolvem o fenômeno da Arte e outras expressões culturais. O convite se estende à sociedade em geral e principalmente aos trabalhadores e trabalhadoras da rede pública de saúde.

Pretendemos com esse evento, participar do calendário que antecede as celebrações do dia da Luta Antimanicomial. Além disso, compartilhar informações, projetos e ações acerca da importância da expressividade e da criatividade na transformação dos sofrimentos psíquicos e emocionais.

A abertura será dia 22 de abril, às 8h, com um café da manhã coletivo e credenciamento. Segue programação abaixo. Saiba como participar! Gratuito.

Modalidades de participação:
    • Apresentação de trabalhos científicos (painéis).
    • O MSMC está recebendo propostas de resumo que estejam de acordo com os eixos:
    • Arte e Cultura na saúde mental
    • Projetos de Arteterapia com usuários da rede pública de saúde
    • Formação do profissional em terapias expressivas (musicoterapia, arteterapia,etc)
    • Arte nas abordagens psicoterapêuticas
    • PICS- Práticas Integrativas de Cuidado na Saúde.

 

Os resumos serão recebidos entre 20 de março de 2019 até 15 de Abril de 2019 e devem ser enviados para o email: casaamebj@gmail.com, com o título “Resumo para SESMAC”.

Configuração do texto: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, com até 500 caracteres, autor (a), título. Enviar também até 5 fotos, caso o projeto tenha.

Os trabalhos selecionados terão 20 minutos de exposição e sempre serão apresentados no horário entre 9h e 10h. O resultado será comunicado por email, dia 16 de abril de 2019.

Oficinas

Horário: 14h às 16h.

  • 22/04: Vivência em Dança livre. Facilitadora: Marcionília Pimentel. Possui formação em Arteterapia, é uma das sócias da Maré- terapia e artes e coordenadora do Clube da Dança Livre.
  • 23/04: Bordado como recurso terapêutico. Facilitadora: Talita Maciel. Graduada em Moda e Designer. Facilitadora de grupos de bordado com mulheres.
  • 24/04: Teatro: possibilidades estéticas e terapêuticas. Facilitador: Fernando Leão, Mestre em Humanidades e graduado em Teatro. Assessor Comunitário do CEDECA-CE.
  • 25/05: Autorretrato na perspectiva da Autoestima. Facilitadora: Isabel Viana, especialista em Arteterapia, terapeuta de grupo e coordenadora da Casa AME, no MSMC.
  • 26/04: Musicoterapia aplicada à crianças com TEA. Facilitador: Will Eirado, musicoterapeuta clínico e diretor do Instituto Semear. *horário: 10h às 12h.
  • 26/04: A Mandala como símbolo de transformação. Facilitadora: Bel Rodrigues

 

Rodas de conversa

Horário: 10h15min às 11h30min

A Arte na Abordagem Sistêmica Comunitária e a necessidade de práticas expressivas e terapêuticas na rede pública de Saúde Mental , com Rino Bonvini; psiquiatra, padre e presidente do Movimento de Saúde Mental Comunitária.

Arte e Psicanálise, com Adriana Osterno Aguiar, psicanalista. Membro da Escola Letra Freudiana. Psicanalista Palavradora do Ateliê Casa de Palavra.

Ensaios da criatividade; relatos de uma terapêutica expressiva nos CAPS, com Isabel Viana, especialista em Arteterapia e coordenadora da Casa AME no Movimento de Saúde Mental Comunitária e Derleide Andrade, assistente social do CAPS III, mestre em Políticas Públicas e Sociedade.

Exibições artísticas
  • 22/04/2010, 10h30min – Exposição Nau da Alquimia – grupos terapêuticos-expressivos do Movimento de Saúde Mental Comunitária. Local: Casa AME.
  • 25/04/2019, 10h15min – Exibição do Filme Nise: no coração da loucura. Local: Casa AME.
  • 26/04/2019, 16h30min – Encerramento com apresentação de dança circular “Somos Girassol”, do Círculo de Mulheres Girassol- do MSMC.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.