As mães dos jovens integrantes do projeto Juventude Indígena Realizando Sonhos serão homenageadas pelo Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), neste sábado, pela manhã, no Espaço Wopila, em Maracanaú, como comemoração ao Dia das Mães.

As homenagens ao dia das mães tiveram início, na sexta-feira (10/05). Na ocasião, as coordenações Geral e do Programa Jovem Aprendiz do MSMC realizaram um café da manhã com mães de usuários e também mães trabalhadoras da instituição. Ali, uma mística e a partilha de imagens e recordações das ações do dia a dia foram os destaques.

Juventude Indígena Realizando Sonhos

O projeto Juventude Indígena Realizando Sonhos, desenvolvido pelo Movimento, envolve estudantes Pitaguary interessados em conquistar um espaço na Universidade para se formar em um curso superior e colaborar mais intensamente com a sua etnia.

Desde 2007, a instituição trabalha com o povo indígena Pitaguary, em Maracanaú e Pacatuba. Essa parceria possibilitou a visita de Adam Little Elk, cacique da tribo norte-americana Lakota Sioux, que estimulou o diálogo com outras comunidades indígenas, inspirando a valorização da cultura e a importância do conhecimento da língua mãe, o Tupi. Daí surgiu o projeto Îandé Memé Maranongara (versão Tupi da frase “Mitakuye Oyasin” que em Lakota Sioux significa “Somos todos Parentes”), com a Abordagem Sistêmica Comunitária na aldeia.

Naquele período, foi construída uma palhoça na aldeia de Santo Antônio em parceria com a prefeitura de Maracanaú, para as ações formativas e lúdicas que valorizam a cultura indígena e estimulam a expansão da ecofilia – atitude de amizade com a mãe terra. A ação fortaleceu a autoestima e a prevenção à dependência química, despertando as pessoas para a dimensão biopsicossocioespiritual.

Em 2011, teve início o projeto Juventude Indígena Realizando Sonhos, com trinta jovens Pitaguary, dando continuidade à formação e ao desenvolvimento de talentos e potenciais. Bolsas de estudo no colégio Piamarta para o Ensino Médio, cursos de línguas e mutirões de reforço escolar são atividades deste projeto, sempre acompanhadas pelos rituais sagrados tradicionais como a dança do Toré.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.