(Grupo que participa do Fortaleza Down se profissionaliza em curso do Alimentando Sonhos, realizado no MSM / Foto: Yago Medina)

 

Há 150 anos, era descrita pela primeira vez a condição clínica marcada por uma alteração genética responsável por produzir uma terceira cópia do cromossomo 21 nas células dos pacientes. O responsável pela descrição do quadro clínico? John Langdon Down, que se referiu à Síndrome de Down (SD) como um quadro clínico de identidade própria. Anos depois, o avanço da ciência revelou a origem cromossômica da síndrome. Assim como John, os indivíduos afetados pela SD são capazes de grandes feitos e descobertas, como é o caso dos participantes da turma de Salgados Comerciais do Alimentando Sonhos.

 

Entre os dias 19 e 23 de fevereiro, o programa de capacitação gastronômica Alimentando Sonhos, realizado pelo Movimento Saúde Mental (MSM), com o financiamento da M.Dias Branco, recebeu um chamado mais que especial. Participantes da Associação Fortaleza Down compartilharam experiências e tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades na área de gastronomia durante o curso de Salgados Comerciais. O curso aconteceu na Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA), no Bom Jardim. 

 

A paixão pela cozinha brilhava nos olhos de Alice Pinheiro. Aos 34 anos, já formada em Gastronomia, Alice revela que apesar de todo o conhecimento e a técnica necessária para atuar na área, o preconceito ainda é um obstáculo a ser vencido para garantir sua entrada no mercado de trabalho. Desempregada, ela agradece a oportunidade de participar de um curso como o Alimentando Sonhos. “Eu me senti acolhida e fui tratada muito bem”, conta.

 

No dia 21 de março é comemorado o Dia Mundial da Síndrome de Down. A data celebra a vida de pessoas com Síndrome de Down e reforça a importância da luta pela garantia de direitos e oportunidades para indivíduos com esse diagnóstico. É também um dia para desmistificar estigmas e abrir debates que possibilitem a convivência inclusiva e com bem-estar para todos. 

 

GALERIA DE IMAGENS

 

 

Redação por Gabriele Félix e fotos por Yago Medina