(Natália Martins recebe certificado em homenagem ao Dia do Empreendedorismo Feminino / Foto: Mateus Dantas/CMFOR)

 

A liderança feminina transforma realidades. Promover iniciativas de negócios geridas por mulheres é reconhecer a força e dedicação que ajudam a movimentar a economia do país. Na tarde do dia 20/11/2023, Natália Martins foi uma das homenageadas na Câmara Municipal de Fortaleza em sessão solene proposta pelo Vereador Juscelino Pinheiro que celebrou o Dia do Empreendedorismo Feminino, data comemorada anualmente no dia 19 de novembro.

 

Atualmente, Natália Martins desponta como CEO do Giardino Buffet, um negócio social com serviço de buffet, criado pelo Movimento Saúde Mental. A base desse trabalho é a Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA). Além de valorizar as ex-alunas dos cursos da EGA, o buffet é uma resposta da Abordagem Sistêmica Comunitária ao problema do desemprego, contribuindo para a superação da pobreza. 

 

O Giardino é um processo autopoiético impulsionado pela comunidade do Grande Bom Jardim, alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), fortalecendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) – 5, 8 e 10 -. O negócio social surgiu durante a pandemia de Covid-19 no Brasil, com o objetivo de oferecer oportunidades de geração de renda para moradores do território. 

 

Durante a sessão realizada no Legislativo Municipal, Natália Martins destacou em seu discurso a importância do empreendedorismo feminino no fortalecimento da luta de pautas sociais que envolvem mulheres. “O empreendedorismo feminino é algo pra se multiplicar, pra valorizar, pra contratar. Muitas mulheres que hoje têm os seus empreendimentos, conseguem ajudar outras mulheres e, esse, é o grande ganho, mulheres que apoiam mulheres. Então, ter esse Dia do Empreendedorismo Feminino, fortalece, ainda mais, essa luta que é de todas nós”, ressaltou.

 

O Vereador Juscelino Pinheiro, propositor da homenagem, enfatizou a necessidade de fortalecer iniciativas de negócios lideradas por mulheres. “Segundo pesquisas, o Brasil possui dez milhões de mulheres empreendedoras. Desse número, trinta e seis por cento dessas empreendedoras estão no Ceará. É uma oportunidade da Câmara dos Vereadores homenagear essas mulheres e ver que, mesmo já com muitas conquistas, ainda tem muita coisa a se conquistar. Ser empreendedor no Brasil, não é fácil, tem algum incentivo, mas, precisamos de mais”, explicou o Vereador.

 

Assista a sessão solene completa clicando aqui.

Por Gabriele Félix