O projeto Sim à Vida realiza o curso de Abordagem sistêmica Comunitária para multiplicadores, com ênfase na dependência química e na prevenção às drogas. O curso pretende gerar dez ações socioeducativas na Região Metropolitana de Fortaleza. Este projeto é realizado pelo Movimento Saúde Mental Comunitária em parceria com a CBM International, com co-financiamento da União Europeia.

O primeiro encontro vai acontecer no dia 21 de novembro, na Palhoça do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC). A formação é constituída de quatro módulos de três dias, em regime de imersão, com hospedagem, totalizando 120 horas aula. São doze linhas de conteúdo que abordam os fundamentos da Tecnologia da Abordagem Sistêmica Comunitária e seus instrumentais.

O curso aborda o problema da dependência e caminhos de superação e prevenção às drogas, além de passar por diálogos e produções grupais. As atividades envolvem nova linguagem, direitos humanos, multiplicidade étnica e cultural, arte, música e espetáculo, como indutores de processos de fortalecimento do sistema vida com novas visões e novos caminhos.

A formação é uma oportunidade de integrar atores dos campos da educação, da saúde, da assistência social e das comunidades envolvidas nas redes se proteção de direitos de crianças e adolescentes, especialmente àquelas voltadas para evitar o contato com drogas.

Os profissionais e lideranças comunitárias, capacitados, se comprometem a desenvolver ações de proteção à saúde mental de crianças, adolescentes e familiares. Para isso, podem motivar campanhas socioeducativas em suas áreas de atuação. As campanhas serão realizadas de 2016 a 2018.

Dez projetos serão aprovados ao final do curso, sendo executados quatro projetos em 2016, três em 2017 e outros três no início de 2018. Isso possibilitará medir os impactos dos primeiros e ajustar os subsequentes, conforme preveem os realizadores.

Palhoça do MSMC: Rua Dr. Fernando Augusto, 985. Bom Jardim, Fortaleza.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.