Uma vez por semana, sempre durante as tardes de cada terça-feira, uma comunidade se reúne com o intuito de compartilhar os problemas vividos. No bairro Bom Jardim, a terapia comunitária teve início há 20 anos, quando um padre dedicava parte do seu tempo para ouvir as queixas dos moradores do local e trabalhar o aspecto da saúde mental.
De lá para cá, as reuniões ganharam força. Ontem, o espaço Palhoça Comunitária recebeu a visita da assessora técnica em Saúde Mental da CBM International (Christoffel-Blindenmission) Vietnã, Carmen Valle, que veio a Fortaleza conhecer o método diferenciado promovido pelo Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC).
Durante o encontro, que conta com a participação de, aproximadamente, 30 moradores do Bom Jardim, todos têm momento para fala individual. A especialista responsável por acompanhar ações de Saúde Mental na Ásia e na América Latina, Carmen Valle, afirma ter percebido como positivos os projetos no Estado.
“O projeto é muito bom porque a comunidade se escuta. A sessão é muito interessante porque mostra que todos temos a capacidade de resolver problemas e sair de uma situação ruim”, disse a psicóloga. Ela conheceu vários espaços de atuação do MSMC em comunidades de Fortaleza e Maracanaú para trocar experiências e conviver de perto com tecnologia social desenvolvida pela instituição.
Trabalho
Conforme o MSMC, atualmente, 3.500 pessoas recebem atendimento, a cada mês, no Bom Jardim para cuidar da saúde mental. No Movimento, há ainda a oferta de massoterapia, argiloterapia, arteterapia, acupuntura e biodança. A assistência é ofertada à comunidade gratuitamente, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza.
Mais informações
A sede do MSMC está na Rua Dr. Fernando Augusto, 985, bairro Bom Jardim.
Fonte: Diário do Nordeste.
Sobre o Movimento Saúde Mental
Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.