O Movimento Saúde Mental (MSM) recebeu a visita de alunos do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), no dia 5 de outubro. 

A turma está cursando a disciplina de “Manual de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais Padrões (POPs)” e visitou o MSM ao lado da coordenadora do curso de Gastronomia da UFC, Alessandra Carneiro.

De acordo com Alessandra, serão realizadas outras visitas ao MSM e, ao final da disciplina, os alunos construirão um Manual de Boas Práticas, que será destinado à Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) do MSM e ao Giardino Buffet, negócio de impacto social fundado pelo MSM.

“A experiência pra gente é deixar um legado, uma atividade específica nas comunidades”, comenta a coordenadora.

A EGA é parceira do curso de Gastronomia da UFC, através do programa de extensão “Gastronomia Social”, desde a sua fundação, em 2016. 

Desde então, os bolsistas do Gastronomia Social, coordenado pela professora Eveline Araújo, atuam como monitores nos cursos de gastronomia oferecidos pela instituição.

Através dessa parceria, homens e mulheres, moradores do Grande Bom Jardim, já concluíram cursos na área da gastronomia.

Alguns dos cursos oferecidos são: doces e sobremesas para festas, salgaderia, confeitaria, chocolateria e culinária regional.

Nesse processo de aprendizagem, a autoestima dos participantes também é estimulada com as práticas de cuidado oferecidas pelo MSM. Isso porque, o MSM trabalha para o equilíbrio biopsicossocioespiritual dos indivíduos.

Redação: Rayssa da Costa. Fotos: Yago Medina e Rayssa da Costa.