O programa Sim à Vida do Movimento Saúde Mental (MSM), que desenvolve o fortalecimento da autoestima de crianças e adolescentes, iniciou novo ciclo de atividades neste mês de dezembro com apoio da Casa Civil e do programa Mais Nutrição do governo do Estado do Ceará.

Na comunidade do Marrocos, bairro Bom Jardim, o novo ciclo teve início com uma reunião envolvendo mães, familiares das crianças e profissionais do Movimento Saúde Mental, no dia 16/12. O encontro foi iniciado com uma sessão de relaxamento, conduzida pelo psicólogo Ivan Nogueira, coordenador da Casa AME.

A coordenadora do Sim à Vida, Balbina Lucas, explicou que serão recadastradas crianças e adolescentes com idade de 7 a 14 anos. O assessor jurídico, José Santana, fez esclarecimentos sobre os procedimentos para obtenção de registro civil, registro geral e outros documentos, diante do fato de que há pessoas daquela comunidade sem documentos ou com filhos sem registro de nascimento.

O advocacy do MSM, Elizeu de Sousa, descreveu as principais ações do Movimento Saúde Mental, destacando o Labinec, que acolhe crianças do Programa Sim à Vida em aprendizado para a elaboração de jogos digitais e projetos de robótica, numa parceria do MSM com o Instituto Nordeste Cidadania. Também destacou o acolhimento terapêutico na Palhoça do MSM (Veja menu terapêutico).

O coordenador do programa Jovem Aprendiz, Ednardo Braga, explicou como funciona esse programa que acolhe e encaminha jovens para o primeiro emprego e se colocou à disposição para mais informações.

Houve ainda diálogo sobre a necessidade de saneamento sanitário na comunidade e de pavimentação de todas as ruas em situação de barro batido. A rua principal está recebendo pavimentação de ladrilhos de cimento, resultado de mobilização do MSM e comunidade. (veja entrega de abaixo-assinado em 2019).

Uma das mães presentes, assumiu o compromisso de colher, junto ao MSM, um abaixo-assinado para solicitar à prefeitura e ao Estado uma ação de acolhimento de crianças com até 6 anos de idade, uma vez que o programa Sim à Vida só recebe crianças a partir de 7 anos de idade.

Ao término, as 30 mães presentes receberam cestas básicas doadas por Márcia Travessoni e sacolas do programa Mais Nutrição.

O programa Sim à Vida, atualmente, conta com o acolhimento de 120 crianças das comunidades do Santo Amato e do Marrocos, no Bom Jardim, em Fortaleza, no contra turno escolar.

O projeto Sim à Vida, que visa o fortalecimento da saúde mental das crianças e adolescentes e a prevenção contra as drogas. Além do fomento da Casa Civil do governo do Estado, recebe apoio do programa Mais Nutrição. Esse projeto é inscrito como extensão no Departamento de Medicina da UFC.