Nos meses de dezembro e janeiro, o Projeto Sim à Vida trabalha a temática “Momento Criança” e a Abordagem Sistêmica Comunitária. A ação já é vivenciada em cada um dos núcleos do projeto e, também, nas escolas parceiras.

Este planejamento bimensal, realizado no dia 25 de novembro, pretende destacar a ousadia e a criatividade dos meninos e meninas do projeto.

No Momento Criança, elas vão elaborar uma memória para um livro, em parceria com o curso de Psicologia da Faculdade de Tecnologia Intensiva (Fateci). Também farão um planejamento participativo das ações do Sim à Vida para 2017. As educadoras vão escutar as sugestões das crianças e adolescentes nos quatro núcleos do projeto.

Como lembra o educador Paulo Freire, vamos despertar o menino e a menina conectivos para dialogar com sua realidade. Compreendendo seus questionamentos e sua criatividade intensificamos a educação libertadora que leva ao autoconhecimento, fortalece a autoestima, e prepara a criança para se conectar com a realidade desafiadora.

Entre as ações planejadas estão a celebração cultural do natal e a participação na festa cultural da Rede de Desenvolvimento Integrado e Sustentável. É previsto, ainda, o resgate da memória do conhecimento produzido pelas crianças e adolescentes em 2016 e o seu protagonismo no planejamento de 2017.

Uma das atividades desse projeto aconteceu neste último final de semana de novembro, com a realização de um piquenique na Praça do Santa Cecília. Ali, um grupo de crianças da comunidade Marrocos, passou a tarde de terça-feira. Jogaram futebol, escutaram um idoso falando de sua experiência de vida e se divertiram ao ar livre. O momento foi facilitado pela educadora Tiana Gomes.

O projeto Sim à Vida é realizado pelo MSMC com o co-financiamento da CBM International e da União Europeia.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.