O Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) está desenvolvendo com seus colaboradores um planejamento estratégico que vai habilitá-los para a metodologia de: Planejamento, com Monitoramento e Avaliação (PMA. A ideia é que a metodologia seja usada nos projetos e ações da instituição. A formação em PMA foi assessorada pela Dialogus Consultoria.

A Dialogus é reconhecida pelo seu trabalho com empresas privadas e organizações não-governamentais. O trabalho de planejamento estratégico envolve presidente, coordenadores, funcionários, associados, amigos e parceiros. Todos estão sendo envolvidos no processo de autoconhecimento, reconhecimento de clima, ambientes e funcionamento institucional.

Coordenadores e técnicos de projetos estão sendo qualificados de forma intensiva, durante 4 meses.

Programas, projetos e ações são analisados detalhadamente pela consultoria junto aos coordenadores do MSMC. Essa ação conta com o fortalecimento institucional previsto no Projeto Sim à Vida, desenvolvido pelo MSMC e CBM International (Christoffel-Blindenmission). O projeto Sim à Vida é co-financiado pela União Europeia e CBM.

A habilitação em planejamento estratégico na formação em PMA vem ampliar a perspectiva de desenvolvimento institucional do MSMC que tem avançado em processos de cogestão com o poder público e outras instituições, dentre elas, universidades e empresas privadas.

A consultoria aporta estratégias de desenvolvimento institucional, procurando responder às dúvidas dos profissionais do MSMC, contribuindo para o desenvolvimento de uma nova cultura de sustentabilidade. O planejamento vai contribuir para a eficiência, a eficácia e efetividade das ações desenvolvidas pelo Movimento Saúde Mental Comunitária, em Fortaleza e em outros territórios.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.