Os participantes de 7 a 14 anos do projeto Sim à Vida pintaram as pedras que dão acesso à telhoça, espaço circular das principais atividades do projeto Sim à Vida. Chamaram as pedras coloridas de caminho sobre as águas. Fazem arte visual e mudam a paisagem do espaço.

Ali, no período de chuvas intensas o terreno fica encharcado. Trata-se do espaço Daniel Comboni, na comunidade do Marrocos, em Fortaleza. Lugar de acolhimento onde são realizadas as atividades do projeto Sim à Vida e outras ações do Movimento Saúde Mental (MSM).

O caminho que foi transformado é feito de blocos de concreto e conduz as pessoas da entrada do espaço até a Telhoça do Marrocos. Assim, na quadra chuvosa, evita também que as crianças pisem na água da chuva.

O cinza, que antes predominava na trilha, foi substituído pelas artes produzidas pelas crianças, adolescentes e arte-educadoras.

caminho sobre as águas

A intervenção artística realizada pelo projeto é reflexo da Abordagem Sistêmica Comunitária, a metodologia socioterapêutica desenvolvida no Movimento Saúde Mental (MSM).

Através da corresponsabilidade, os meninos e meninas são estimulados a preservar  o espaço em que são acolhidos no contraturno escolar. Além disso, a ação permite que as crianças pratiquem as inteligências múltiplas: criativa e espacial.

As ações do MSM contribuem para o alcance  dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que fazem parte da chamada “Agenda 2030”. Trata-se de um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015 pelos 193 países membros. São os ODS. No Sim à Vida o foco é a “ODS 3 – Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”. Também se trabalha o “ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”, ofertando alimentação para os participantes.

Na esteira dessa ação está a melhoria da educação, para alcançar uma educação de qualidade, pois as crianças desenvolvem sua criatividade no projeto e melhoram o desempenho escolar. Também têm familiares acolhidos em programas profissionalizantes o que contribuem para a empregabilidade e a redução da pobreza.

O projeto Sim à Vida, que visa o fortalecimento da saúde mental das crianças e adolescentes e a prevenção contra as drogas, recebe fomento da Casa Civil do governo do Estado e apoio do programa Mais Nutrição. Esse projeto é inscrito como extensão no Departamento de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Redação: Rayssa da Costa/Elizeu Sousa