Nesta quinta-feira, mais quinze novas costureiras da comunidade receberam seus certificados. São mães reunidas e qualificadas no Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) a partir do Projeto Sim à Vida. O bazar acontece na Palhoça da entidade com roupas produzidas por elas. A formação foi co-financiada pela CBM International e União Europeia.

As mulheres moram nas comunidades do Bom Jardim e Marrocos. Ao todo, a ação vai qualificar 90 pessoas até o ano de 2017. Irislane de Santana Almeida, 44 anos, chegou ao bazar com presentes para todas as colegas. Preparou bonequinhos de biscuit para as colegas de curso. “O curso ficou marcado em minha alma”, lembra, referindo à convivência e ao desafio de aprender as técnicas de costura e de manutenção das máquinas.

“Sempre gostei de mexer com costura. Tenho um sonho de ter uma máquina de costura”, comentou Maria Celestina da Silva Sousa, de 40 anos, uma das novas costureiras. Celestina pretende costurar para a sua família e também desenvolver a costura como profissão.

Celestina lembrou que seu esposo passou por um momento complicado devido à crise. “Ele trabalha com construção civil, só que o negócio está tão sério que ele não conseguiu trabalho na área dele e hoje tá trabalhando como entregador de gás”, comenta Celestina que tem dois filhos.

Para Francisca Liliane Ferreira, 32 anos, o foi um motivador, já que ela passava boa parte do tempo sozinha em casa. Agora, ela planeja uma forma de desenvolver sua atividade profissional. “Tenho um plano de comparar máquinas e trabalhar em casa”, comenta.

Já para Jarlene Araújo, 29 anos o curso aprimorou o desejo de costurar. “Hoje estou com uma máquina em casa, costurando. Já faço peças”, relata. Ela comemora a possibilidade de adquirir uma renda para a família. Jarlene, quando adolescente, participou do projeto Jovem Aprendiz do MSMC.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.