(Equipe da Receita Federal visita a EGA, espaço equipado a partir da venda de produtos doados pelo Programa Novos Destinos / Foto: Gabriele Félix)

 

Na manhã do dia 05/09/23, servidores da Receita Federal realizaram uma visita ao Movimento Saúde Mental (MSM), no bairro Bom Jardim. Durante a passagem, o grupo composto por servidores da Receita Federal, representantes das 10 Regiões Fiscais, e que integram a Equipe Nacional da Cidadania Fiscal, formada por auditores-fiscais, analistas-tributários e Assistentes Técnico Administrativo, pode ver e vivenciar o dia-a-dia do Movimento, recebendo cuidados em todos os espaços visitados.

A parceria de longo prazo entre as instituições, por meio da realização de bazares, já resultou na construção da Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) e montagem de uma cozinha completa.

Na EGA, a equipe foi recebida por alunos do curso de pães artesanais, que produziam saborosos pães australianos durante a aula e encantaram os visitantes, que puderam se deliciar com o trabalho da turma.

Maria Joselice Lopes, Representante Regional da Cidadania Fiscal na 3ª Região, destaca a importância da visita para o reconhecimento dos resultados do Programa Novos Destinos e revela vontade de expandir o projeto para as demais Regiões Fiscais da Receita Federal. “Fiquei positivamente impactada com os resultados do projeto, sobretudo com a EGA, que foi praticamente montada com a renda do bazar, tanto por gerar recursos para sustentabilidade econômica da instituição, como para preparar jovens e grupos de mulheres empreendedoras para o mercado de trabalho”, revela.

Natália Martins, coordenadora do Giardino Buffet, um negócio social, desenvolvido a partir do trabalho da EGA, diz que a visita é uma oportunidade para mostrar a seriedade do trabalho desenvolvido no Movimento. “Alguns deles até falaram que doam, mas não sabem como esse dinheiro é aplicado e investido dentro da instituição. Eles ficaram muito impactados com o retorno desse trabalho e a investida que a gente tá trazendo para um negócio. A sustentabilidade através do uso de painel solar. Enfim, tudo que o Movimento vem fazendo”, destaca.

Além de Maria Joselice Lopes, também acompanharam o grupo a coordenadora nacional, Ana Paula Sacchi e o Coordenador Nacional Substituto do Atendimento, José Carlos Nogueira Junior.

Todos tiveram a oportunidade de vivenciar um circuito de cuidados oferecido pelos terapeutas do Movimento. A demonstração contou com meditação, aromaterapia, escalda-pés e reflexologia. Esses serviços são oferecidos diariamente pelo MSM.

No Giardino Buffet, o grupo conheceu a equipe coordenada pela psicóloga Natália Martins. O buffet é um negócio de impacto social que oportuniza às mulheres do Grande Bom Jardim geração de renda e empregabilidade. Parte das trabalhadoras é formada por ex-alunas da EGA. “A Visita foi importante porque colegas das outras Regiões Fiscais testemunharam a relevância social do Programa Novos Destinos e se mostraram favoráveis à expansão desse magnífico projeto para as demais Regiões Fiscais da Receita Federal”, revelou Joselice Lopes ao fim da visita.

Por Gabriele Félix e Elizeu Sousa