A comunidade de colaboradores e usuários do Movimento Saúde Mental Comunitária dom Bom Jardim (MSMC) realiza um espetáculo de teatro popular, um auto de natal com celebração ecumênica, na sexta, 20 de dezembro de 2013. O evento vai acontecer das 18h às 20h, em frente à Casa AME – Arte, Música e Espetáculo, na rua Dr. Fernando Augusto, 980, Bom Jardim.

A peça de teatro popular, “O Baile do Menino Deus”, de Ronaldo Brito e Assis Lima, com músicas de Antonio Madureira, recebe adaptação teatral e musical de Eliahne Brasileiro e é encenada por pessoas da comunidade do Bom Jardim. A montagem e a direção é de Eliahne Brasileiro, com direção cênica de Joaquim Araújo e figurinos de Josefa Gonçalves, Dóris Linhares e Ana Cristina Alves.

Sobre O Baile do Menino Deus

“O Baile do Menino Deus é um musical inspirado na obra de Ronaldo Brito e Assis Lima, escritores pernambucanos. Conta a estória de quatro crianças e um Mateus (personagem central do reisado) que saem em busca da casa santa para organizar um baile em homenagem ao menino que nasceu. Eles percorrem várias manifestações populares como o reisado, caboclinhos, pastorinhas, boi-bumbá e burrinhas”, relata Eliahne.
O espetáculo envolve música, arte visual, teatro, literatura e dança, com a participação de 18 personagens centrais, pastoril e regional.

Trata-se de apresentar à comunidade um sentido de Natal diferente do que se costuma ver, pois, ultimamente, o Natal fica restrito a uma festa com troca de presentes “de incentivo ao consumismo, reflete Eliahne.

O espetáculo de teatro popular tem ainda a oportunidade de resgatar elementos culturais e históricos das realidades do MSMC e das comunidades do Grande Bom Jardim.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.