(Equipe do Movimento Saúde Mental recebe comissão do Conexão ODS / Foto: Yago Medina)

 

“Acolhendo as pessoas, escutando, cuidando e oferecendo oportunidade, às pessoas do Bom Jardim vão para o mundo”. Essa fala do padre Rino lembra a importância das conexões que fortalecem o impacto das ações na comunidade e as fazem ser vistas lá fora. Foi assim que o Movimento Saúde Mental (MSM), no dia 20/10/2023, recebeu a comitiva da Conexão ODS, que trabalha os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

 

O encontro teve início com o acolhimento dos visitantes na Palhoça Terapêutica pela Natália Tatanka, CEO do Giardino Buffet. Ali, foram recebidos pela equipe de cuidadores do Movimento com um escalda-pés e a apresentação musical de Tony Souza, artista e educador, com passagem pelo Programa Sim à Vida.

 

A comitiva foi apresentada à Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), a tecnologia socioterapêutica de múltiplo impacto do MSM, reconhecida como Inovação em Saúde Mental pela Mental Health Innovation Network (MHIN). A apresentação foi feita pelo Padre Rino Bonvini, psiquiatra e presidente do MSM, criador da ASC. “A ASC nasceu acolhendo, escutando, cuidando das pessoas e tentando, junto com a comunidade, encontrar caminhos para que a situação problema que estava se apresentando fosse solucionada”, explicou.

 

Organizada sob três princípios – ‘autopoiese comunitária’, ‘trofolaxe humana’ e ‘sintropia’ -, a Abordagem Sistêmica Comunitária vem para atender problemas como: sofrimento psíquico, psicopatologias, questões existenciais, dores profundas e também fome e situações de exclusão socioeconômica. O fortalecimento da comunidade é feito conectando-a ao meio ambiente, conhecendo a realidade, identificando potencialidades e acionando a fé, a dimensão transcendente da saúde.

 

Padre Rino também lembrou da importância do resgate da força e da potência da cultura indígena nas ações do Movimento Saúde Mental. “Na cultura indígena lakota, tudo se resume com uma frase: Mitakuye Oyasin, ou, Somos Todos Parentes”, relembra. A influência dos povos Lakota nos faz refletir que a conexão vai além do antropocentrismo da questão, evocando nossa conectividade com tudo que nos cerca. 

 

Natália Tatanka é o reflexo da transformação do Movimento Saúde Mental na vida das pessoas da comunidade. Sua potência foi reconhecida e desenvolvida por meio da Abordagem Sistêmica Comunitária. Ela começou sua ação no MSM como professora de informática. A partir dessa experiência, desenvolveu uma grande capacidade de liderança. Desde então, foi coordenadora do Casa de Aprendizagem, depois do Projeto Jovem Aprendiz e do próprio MSM. Agora desponta como CEO do Giardino Buffet, o negócio de impacto que mobilizou a Conexão ODS ao Movimento. 

 

Leia mais sobre o Conexão ODS no Movimento Saúde Mental.

 

 

 

GALERIA – CONEXÃO ODS

 

 

Redação e Fotografia por Gabriele Félix e Yago Medina