(Comitiva da Conexão ODS é acolhida na Palhoça para visitar empreendimentos sociais / Foto: Arquivo MSM)

 

A emoção tomou conta da manhã da sexta-feira, 20/10/23, quando uma comissão da Conexão ODS, que trata do pacto global da ONU pelo desenvolvimento sustentável, visitou o Movimento Saúde Mental.

 

Os membros da comitiva foram acolhidos na palhoça terapêutica com um escalda-pés. Ali, além de calorosas boas-vindas dos profissionais do MSM, do padre Rino Bonvini e de Natália Martins, também ouviram o cantor Tony Sousa. Ao final, receberam saquinhos de ervas medicinais para fazer o relaxamento em suas casas.

 

O vídeo uma ‘injeção de forças’, realizado por Yago Medina para o evento, comoveu os visitantes por seus depoimentos pungentes e exposição das principais ações do MSM.

 

Durante a visita, os 27 integrantes da comitiva conhecerem a Palhoça Terapêutica, a Escola de Gastronomia Autossustentável, a Casa de Arte, Música e Espetáculo, a horta comunitária e o Giardino Buffet, o negócio social de impacto do Movimento Saúde Mental.

 

(Escola de Gastronomia Autossustentável recebe comissão da Conexão ODS / Foto: Arquivo MSM)

 

O Giardino Buffet envolve mulheres do Bom Jardim e de outros bairros. É um serviço que surgiu a partir da Escola de Gastronomia Autossustentável do Movimento Saúde Mental, que tem o acompanhamento do programa Gastronomia Social da UFC. O negócio é impulsionado pela organização Somos Um.

 

As ações do Movimento Saúde Mental contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente a igualdade de gênero, o trabalho digno e o crescimento econômico, a redução das desigualdades, a superação da fome, a erradicação da pobreza, a saúde e o bem-estar.

 

Os integrantes do Pacto Global da ONU no Brasil visitaram o Bom Jardim e outras quatro comunidades. O objetivo deles foi conhecer o trabalho dos empreendedores sociais, projetos que impactam positivamente suas respectivas comunidades.

 

Nas falas de encerramento do encontro, Davi Hertz, criador da Gastromotiva, disse que é preciso divulgar amplamente que o serviço de gastronomia oferecido no encontro do Conexão ODS no Beach Park foi feito pelo Giardino Buffet, o negócio de impacto do Movimento Saúde Mental.

 

“Eu me inspirei nele [Davi Hertz], quando a comunidade me procurou. Olha só, o sonho que ele começou lá em 2004, surgiu aqui em 2010, e a tendência é só a gente crescer”, disse Eveline Alencar, coordenadora do Programa Gastronomia Social.

 

Michele Ribeiro, Articuladora de Negócios de Impacto da Organização Somos Um, falou sobre a importância da existência de redes de impacto. “A Eveline se inspirou no Davi, o Davi com certeza se inspirou em outras pessoas. O Padre Rino inspira. E, assim, a gente vai conectando as inspirações um dos outros e formando uma verdadeira teia”, comentou.

 

O Conexão ODS é apoiado pela Yunus negócios sociais Brasil, a Rede de Mulheres Empreendedoras (RME) e o– Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), com a parceria de mídia do Sistema Verdes Mares, patrocínio do Beach Park, GD Solar, Grupo Edson Queiroz, SEBRAE Nacional e apoio do Governo do Ceará, Aço Cearense, Banco do Nordeste, BTG Pactual, Prefeitura de Fortaleza, FIEC/SESI, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Prefeitura de Aquiraz e Fecomércio.

 

Por Elizeu Sousa