Na noite de ontem (29/4), partiu o amigo e parceiro de todas as horas do Movimento Saúde Mental, Antonio Mourão Cavalcante, aos 73 anos. Mourão “foi inspirador para a criação do Movimento Saúde Mental, sobretudo do projeto Sim à Vida”, destaca padre Rino Bonvini, presidente do MSM.

Às 15h de hoje, padre Rino celebra missa de corpo presente no Ternura, na rua Padre Valdevino, 2255 – Aldeota, Fortaleza, Ceará. Em seguida, Mourão será sepultado no Parque da Paz, às 16h30.

Toda a equipe de colaboradores do Movimento Saúde Mental está consternada com a partida de um grande mestre da prevenção e da saúde mental. Mourão era professor do Movimento Saúde Mental nas formações em Abordagem Sistêmica Comunitária e Terapia Comunitária.

Tendo sido co-criador do projeto Sim à Vida, ainda em 1998, o então professor Mourão do Departamento de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) fez a primeira parceria do MSM com a UFC, convertendo o projeto Sim à Vida em ação de extensão daquela universidade, o que é renovado anualmente e mantido assim até hoje.

Anos depois, o Movimento Saúde Mental teve a honra de ter o professor Mourão, psiquiatra, pesquisador e ativista das causas humanitárias, como seu vice-presidente.

Ainda nos anos 2000, o doutor Morão foi protagonista de vídeo do então Instituto Nosso Chão, coordenado pelo padre Marcos Passerini e pelo jornalista Elizeu Sousa.

Com marcante atuação nos meios de comunicação, Mourão era um educador nato. Na TV e jornais, foi destaque por décadas levando orientação para a saúde da família e prevenção contra o uso de drogas por jovens. Sobre esse tema, escreveu o livro: “Drogas: Esse Barato Sai Caro”.

Desde os alunos da universidade até as crianças acolhidas pelo Sim à Vida, na periferia da cidade, Mourão tinha a habilidade de gerar o diálogo. Em poucos minutos, ajustava à sua comunicação aos meninos e meninas, com a mesma habilidade com que se comunicava com jovens, adultos e idosos.

Na foto acima: Professor Mourão e a última turma do Curso Abordagem Sistêmica Comunitária