Estudantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Curso Técnico em Saúde Ambiental fizeram vivência nos espaços socioterapêuticos do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), quinta-feira (16/05). Em diálogo com o padre Rino Bonvini, a enfermeira Márcia Cristine Oliveira e a pedagoga Cláudia Rodrigues, da coordenação Movimento, os 37 estudantes do MST fizeram contato com o método da Abordagem Sistêmica Comunitária que envolve os saberes acadêmicos e populares em seus processos terapêuticos.

O grupo estava acompanhado pelos profissionais da área médica, Vanessa Veras e Maxcide Castelo Branco. Na ocasião, Bonvini explicou sobre a transdisciplinaridade das terapias desenvolvidas pelo MSMC. A terapia envolve a medicação alopática e, também, a medicação de conhecimentos místicos.

Um exemplo nesse tipo de terapia é a atuação do pajé Barbosa Pitaguary na colhida de alguns casos nas aldeias em que vivem os indígenas dessa etnia acompanhados pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Indígena de Maracanaú.

Bonvini também falou sobre o trabalho pioneiro do professor Abreu Matos, da Universidade Federal do Ceará (UFC), que implementou os projetos de “farmácias vivas” a partir do estudo, cultivo e uso terapêutico de plantas medicinais

Os estudantes do MST conheceram a Casa de Aprendizagem, a Palhoça, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Comunitário, a Horta Comunitária e a Casa AME, espaços do Movimento Bom Jardim.

A prática de ontem, como explica Ferreira, faz parte do conhecendo da Rede Municipal de Saúde. O Movimento integra essa Rede através da cogestão do Caps Comunitário e da Residência Terapêutica, ambos na Secretaria Executiva Regional V de Fortaleza.

Sobre o Curso Técnico em Saúde Ambiental

O curso, sediado no assentamento 25 de Maio, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, em Madalena, no interior do Ceará, envolve participantes daquela comunidade, de outros municípios do Ceará e de outros estados brasileiros. De acordo com Marcelo Ferreira, coordenador do curso pela Fiocruz, são 800 horas/aulas teóricas e maias 160 horas/aulas de prática.

O Curso Técnico em Saúde Ambiental é direcionado a jovens do campo e é coordenado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (FIOCRUZ), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Núcleo Trabalho Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade (TRAMAS) e a Universidade Federal do Ceará (UFC).

O curso teve início em setembro de 2012, com duração de um ano e meio, em regime de alternância. Os educandos são todos de movimentos sociais do campo, como o MST, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Instituto Terra Mar e Articulação Antinuclear.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.