Educadores, crianças e adolescentes do Projeto Sim à Vida integram a Campanha Nacional de Enfrentamento à Situação de Moradia nas Ruas de Crianças e Adolescentes. Trata-se da campanha “Criança Não é de Rua”. A grande mobilização em Fortaleza aconteceu no dia 27 de junho de 2015, reunindo centenas de pessoas de entidades da Região Metropolitana de Fortaleza, coordenada pela Associação O Pequeno Nazareno.

Essa ação está integrada a rede social de promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de moradia nas ruas. O projeto do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC), participou como parceiro. Mesmo não morando, número significativo de crianças fica exposto ao ir para rua em busca de sobrevivência e lazer; ficam vulneráveis ao primeiro contato com as drogas.

A campanha “criança não é de rua” convida a sociedade organizada a despertar para a construção de uma realidade que integre ações para potencializar o cuidado e a atenção às crianças. Uma ação que seja capaz de gerar alianças e propostas de mudanças imediatas e de longo prazo. Ações que visem viabilizar a construção de uma alternativa real à vida nas ruas.

As crianças e adolescentes acolhidos pelo Projeto Sim à Vida são sensibilizados para integrarem as ações de cidadania desenvolvidas na comunidade e em sua cidade. A Abordagem Sistêmica Comunitária acolhe, escuta e promove o desenvolvimento dos potenciais pessoais e a integração social.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.