Movimento Saúde Mental (MSM) integra pilates no menu terapêutico, que contém os grupos socioterapêuticos oferecidos pela organização ao longo da semana na Palhoça Terapêutica. 

A atividade tem como facilitadora a fisioterapeuta Nayane Gonçalves, que já havia feito uma aula de Yoga no Movimento Saúde Mental e, a partir daí, interessou-se em participar do MSM como colaboradora. A primeira sessão de pilates ocorreu no último sábado, 01 de julho.

Segundo a fisioterapeuta, o pilates é uma prática que pode reduzir os sintomas da ansiedade, melhorar dores musculares, coordenação motora, flexibilidade e força do corpo, além de fortalecer a autoestima.

Devido a esses benefícios, Nayane acredita que a inserção da prática no menu de cuidados do Movimento Saúde Mental agrega ao trabalho desenvolvido no MSM e no fortalecimento da comunidade.

Por agir na melhora da autoestima e no relaxamento, o pilates está de acordo com a Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) – tecnologia de múltiplo impacto desenvolvida e aplicada no Movimento Saúde Mental.

A prática de pilates acontece nos sábados, a partir de 10h00, na Palhoça Terapêutica. Ao longo da semana, o local também realiza práticas de arteterapia, yoga, terapia comunitária e outras atividades de terapia complementar. Essas atividades são gratuitas e abertas ao público.