Um mutirão de “colorização” de casas na comunidade do Marrocos, Bom Jardim e um abaixo-assinado por pavimentação, saneamento e iluminação pública, serão realizados no dia 7 de setembro. A ação social é mobilizada pelo Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) na atividade anual “Cante, Dance e Pinte o 7”.

Esta é uma ação de cidadania no Marrocos, comunidade que está inserida na Zona Especial de Interesse Social (Zeis) do Bom Jardim. Aproximadamente 3 mil pessoas moram nessa comunidade. De acordo com o Plano de Habitação Social da Prefeitura, em 2012, eram 602 pequenas casas, onde habitavam 674 famílias.

O número cresceu. Estima-se hoje em mais de mil casas em situação precária, sem esgotamento sanitário, ruas de chão batido e iluminação pública insuficiente. Parte das famílias que habitam no Marrocos, sequer dispõem de banheiro.

O Cante, Dance e Pinte o 7 faz parte da ação de prevenção às drogas do MSMC. O Projeto Sim à Vida, tem co-financiamento da CBM International e da União Europeia. Envolve crianças e famílias de quatro áreas em Fortaleza e Maracanaú. Ao todo, são acompanhadas diariamente 450 crianças e adolescentes e seus familiares.

A ação Cante, Dance e Pinte o 7 se vincula à Campanha da Fraternidade, que este ano propõe ações de superação de todo tipo de violência. O Mutirão tem a parceria da organização “Somos UM”, do Instituto Nordeste Cidadania e das tintas HiperCor, além das famílias da comunidade.

SERVIÇO:

Atividades do Mutirão Cante, Dance e Pinte o 7

  • Data: 07/Setembro/2018
  • 8h – Treinamento, com café da Manhã.
  • 9h – Abertura do Mutirão com o arte-educador, cantor e músico: Tony Sousa.
  • 13h – Feijoada Comunitária.
  • 16h30min – Encerramento do mutirão.
  • Local de referência: Rua Sandra Regina Cavalcante, 122. Marrocos (Bom Jardim). Espaço Daniel Comboni, do Movimento Saúde Mental Comunitária.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.