Neste 21 de dezembro, o Movimento Bom Jardim encerra as atividades de 2012, os colaboradores diretos tiram 15 dias de férias coletivas. Continuam funcionando normalmente apenas os espaços em cogestão com a Prefeitura de Fortaleza, Caps Comunitário e Residência Terapêutica. Os demais espaços voltam a funcionar no dia 7 de janeiro próximo. No sábado, 22 de dezembro, o Movimento convida toda a comunidade de colaboradores e amigos para uma celebração ecumênica na Palhoça – rua Dr. Fernando Augusto, 985, Bom Jardim

O Movimento encerra as atividades de 2012 com a celebração ecumênica destacando, dentre outras ações, o resgate de sua memória a partir de entrevistas realizadas por Elizeu de Sousa, coordenador de Comunicação, e Rino Bonvini, presidente, com cinegrafia de Josué Barlow, técnico de Tecnologia da Informação. Já foram realizadas 11 entrevistas, que serão sistematizadas para a tese de doutorado do padre Rino sobre a tecnologia socioterapêutica de múltiplo impacto, denominada de Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC).

A sistematização dessas entrevistas também vai gerar novos produtos impressos e audiovisuais sobre a ASC, que facilitarão dinâmicas de multiplicação dessa tecnologia em outros territórios do Brasil e de diversos países.

Já concederam entrevistas o antropólogo Sidney Greenfield, o professor e psiquiatra Adalberto Barreto, a médica e animadora cultural Vera Dantas, a professora e psicóloga Verônica Morais, o professor de psicologia e animador de biodança César Wagner, a professora de Educação Biocêntrica Ruth Cavalcante, o antropólogo e o psiquiatra Mourão Cavalcante, médico e gestor público Odorico Monteiro, o professor e humanista Bill Calhoun, a psicóloga Aurilene Xavier e a massoterapêuta Zilar do Amaro.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.