Com o intuito de tecer parcerias no campo da oferta de empregos, o Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC), apresentou aos representantes do Complexo Beach Park, o programa Jovem Aprendiz, no dia 23/10/2013, no Centro de Eventos do Ceará. A apresentação foi feita Natália Tatanka, coordenadora de Articulação Indígena e Direitos Humanos do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC), durante o VI Fórum de Responsabilidade Socioambiental e Cultural.

Em seguida, o Beach Park articulou uma vinda até o MSMC, nesta quarta-feira, 30/10, às 14h, para oferecer vagas de emprego para jovens e adultos das comunidades do Grande Bom Jardim. Natália também participou da apresentação da ONG Uniseres, por seu diretor Bill Calhoun que destacou a parceria com o MSMC.

Responsabilidade social

No dia anterior, terça-feira, Márcia Cristine P. Oliveira, da coordenação do MSMC, fez palestra na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) sobre as ações do MSMC para um público de 27 faculdades de Fortaleza. Foi o VI Encontro de Responsabilidade Social no Ensino Superior, com o tema “Inovação e Desenvolvimento Sustentável”, articulado pelo Instituto FIEC de Responsabilidade Social, presidido por Vânia Dummar.

Também no dia 22/10, na parte da tarde, Elizeu de Sousa e Sirliane Teófilo, coordenadores de atividades do MSMC, reuniram-se com Guaraciaba Martins e Fred, do Rotary Clube do Meireles. Ali, foi apresentada a Abordagem Sistêmica Comunitária desenvolvida nas várias ações do Movimento e o Programa de Profissionalização de Adolescentes e Jovens.

Ao final do diálogo, Guaraciaba anunciou que iria falar com o presidente do Rotary Meireles para agendar uma visita do MSMC ao Clube, em breve, para apresentação da ação desenvolvida no Grande Bom Jardim. Guaraciaba também se prontificou a apresentar a ação do MSMC ao Rotary da Suíça, por ocasião de uma viagem ao país.

Autopoiese comunitária

A Abordagem Sistêmica Comunitária trata a pessoa como um todo integrado e sua relação com a família, a comunidade e o meio ambiente. Isso possibilita o surgimento de uma autopoiese comunitária, ou seja, “auto” + “poiesis” (criação). É assim que o MSMC trabalha no Grande Bom Jardim (Fortaleza), Pacatuba, Maracanaú e em outras localidades, promovendo o acolhimento, a escuta e o cuidado para que a pessoa fragilizada possa ser reerguer fortalecida biopsicossocioespiritualmente, ativando sua autoestima e seu potencial criativo.

Serviço

Oferta de empregos
Local: Movimento Saúde Mental Comunitária – R. Dr. Fernando Augusto, 609. Bom Jardim
Data e hora: 30/10 (quarta-feira) às 14h.
Documentação: RG, CPF, Carteira de Trabalho e Reservista (para homens).
Mais informações: Nádia Franco – 3497.0892

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.