Na última segunda-feira (23.12) realizamos a nossa tradicional Celebração de Natal. Um momento de reunir os amigos, as pessoas acolhidas nas várias ações do Movimento Saúde Mental e nossos colaboradores. Além da celebração, foi realizada, também, a Ceia Solidária na Rua. O evento serviu mais de 250 refeições para a comunidade.

O padre Rino Bonvini, presidente do Movimento Saúde Mental, lembra que a celebração do nascimento de Jesus de Nazaré é a oportunidade para contemplar o mistério deste homem divino, que veio para anunciar que somos todos parentes, filhos e filhas do mesmo pai.

Bonvini animou a celebração junto com pessoas da comunidade. Além disso, crianças do Projeto Sim à Vida fizeram uma apresentaram e jovens e crianças do Instituto Katiana Pena, prepararam coreografias para esse momento de encontro.

“Deus é um pai bondoso que ama incondicionalmente e que, através da encarnação do próprio filho, traz a cura para os venenos emocionais dos seres humanos, que insistem em gerar desigualdade e a falta de respeito para com os direitos humanos mais importantes e necessários para uma convivência pacífica”, lembra padre Rino.

Ele alerta, ainda, para os retrocessos que estamos vivendo hoje no Brasil: “Vida em abundância para todos é o propósito da missão do filho de Deus, mas hoje, percebemos um retrocesso social que está trazendo de volta problemas gravíssimos como a fome, que parecia ter sumido da nossa sociedade”.

“A celebração de Natal foi o momento de agradecermos e também lembrarmos o verdadeiro sentido desse tempo. Renascer no amor, na solidariedade e na empatia ao próximo. O Movimento Saúde Mental e toda sua equipe nasce cada vez que alguém precisa curar uma dor. A celebração foi o momento de fortalecer nossa fé e, também, de tocar nossos corações em uma só batida: a do amor ao próximo em busca do movimento da vida”, partilha Maury Martins, colaboradora do Movimento.

Ceia Solidária na Rua

A Ceia Solidária na Rua, que já contava com edições em São Paulo e no Pará e foi idealizada inicialmente pelo chefe de cozinha Ricardo Frugolli, aconteceu pela primeira vez em Fortaleza e foi acolhida pela comunidade do Bom Jardim. Foram quase 300 pratos com cardápio italiano servidos em uma estrutura montada na rua.

“A realização da Ceia Solidária em Fortaleza contou com o envolvimento de 32 pessoas. Ela foi patrocinada pelas empresas Fortalli, Siri na Lata, Quitanda do Pastel, Escola de Gastronomia Ivens Dias Branco e o Curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Além disso, recebemos diversas doações de alunos do Curso de Gastronomia da UFC e de outras pessoas físicas. Aproveitamos e agradecemos aos mesmos”, comenta a professora Eveline de Alencar, Coordenadora e Professora do Curso de Bacharelado em Gastronomia da UFC.

Para o padre Rino, esse momento de solidariedade, depois da celebração da eucaristia, simboliza o desejo que realmente a eucaristia seja vida. “Vida real em abundância para o povo, especialmente os mais pobres, abandonados e oprimidos”, complementa.

“Eu fiquei muito feliz em participar. Une duas coisas que amo: comida e solidariedade. Estava na Equipe de coordenação da Ceia e me dediquei ao máximo para que saísse tudo perfeito. As pessoas percebem que são importantes. Que um grupo se dedicou para oferecer aquele momento a elas”, comenta Regiane Rabelo, aluna de Gastronomia da UFC, coordenadora do Gastronomia e Terapia e uma das organizadoras da Ceia.

Acolhida que gera escuta e cuidado, que movimenta a vida para a partilha, para a solidariedade e gestos concretos de fraternidade. “O alimento divino se faz humano, assim como o Cristo que renasceu no Bom Jardim. Uma eucaristia da rua para alimentar a esperança de um mundo mais justo e fraterno. Agradecemos todos e todas que nos ajudaram a realizar este gesto simbólico e solidário”, conclui Rino Bonvini.

Colaboradores

Para que essa Ceia Solidária na Rua acontecesse, além das empresas e pessoas que doaram, outras tantas colaboraram com o seu serviço.

A cozinha de preparação foi chefiada por Georgia Goiana, coordenada pela Profª Eveline de Alencar. A equipe de logística contou com Regiane Rabelo, Louise Moura e Natália Martins. A produção e serviço foi realizada por alunos do Curso de Gastronomia UfC: Jessica, Carleane, Rafael Veras, Renato, Alisson, Souzinha, Leandro, Telma, Mikaelle Nunes, Amanda, Lúcio, Helrison e Dandara. As Gastrônomas Ilana Neves e Aline Caetano; e alunas dos Cursos do Projeto Gastronomia e Terapia: Doralice, Regiane Maciel, Evelane. Também colaborou a nutricionista Sônia Ximenes.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.