O Movimento Saúde Mental (MSM) recebeu a visita de estudantes do segundo semestre do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (Unifor), no dia 26 de outubro.
A atividade faz parte da disciplina de “Práticas Integradas em Saúde”, ministrada pela professora Anair Holanda.
Assim, os alunos conheceram os espaços da instituição e vivenciaram a aromaterapia em grupo, que é uma das práticas de cuidado que são oferecidas no bairro Bom Jardim, em Fortaleza.
A aromaterapia está completando um ano desde que foi inserida no menu do MSM. Por isso, essa experiência será apresentada no 6° Congresso Brasileiro de Psicologia, em novembro.
Os visitantes participaram de relaxamento com os aromas de canela e alecrim com a condução de Marcos Calixto, psicólogo e aromaterapeuta do MSM e Ivan Nogueira, psicólogo e coordenador da Casa AME – Arte, Música e Espetáculo do MSM.
E, ao final, estudantes e professores foram presenteados com folhas de manjericão, que completaram o trio de ervas aromáticas.
Marcos Calixto explicou que o presente simboliza os valores da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), a metodologia socioterapêutica que nasceu no MSM.
Isso porque, antes da entrega das folhas, o processo de plantio, cultivo e colheita foi realizado por diversos usuários e moradores do Grande Bom Jardim que atuam na Horta Comunitária localizada no MSM.
A cadeia construída pelo esforço coletivo contribui para o surgimento de novos caminhos até o equilíbrio biopsicossocioespiritual dos envolvidos e da comunidade.
Redação e fotos: Rayssa da Costa