Nesta tarde de 20 de dezembro, Nágela Costa, coordenadora da Área Social do Instituto Nordeste Cidadania (INEC,) e Roque Martins, da área contábil da organização, participaram da entrega de brinquedos artesanais para crianças do Projeto Sim à Vida. A festa natalina aconteceu na comunidade do Marrocos, no Grande Bom Jardim, em Fortaleza.

O projeto Sim à Vida, visa prevenir o contato de crianças e adolescentes com as drogas, além de pautar a melhoria dos serviços sociais de saúde, realizado pelo Movimento Saúde Mental Comunitário e co-financiado por CBM International e União Europeia.

Por meio de parceria com o INEC, o MSMC recebeu centenas de brinquedos de madeira, de tecido e papel, produzidos por artesãos. Os brinquedos, como kit de basquete miniatura, jogo de boliche, jogo de damas, dominó e jogos de memória são alternativas aos brinquedos eletrônicos e industrializados.

As crianças dos núcleos do Siqueira, Bom Jardim e Wopila receberão os brinquedos na festa natalina programada para os dias 21, 22 e 29 de dezembro.

Além da doação de brinquedos no período natalino, o INEC também é parceiro do MSMC na instalação de pontos de leitura nos quatro núcleos do projeto Sim à Vida. Além disso, contribui com um projeto de Ecofilia.

Nesse projeto, o objetivo é revitalizar os espaços do MSMC com mais área verde, inserindo a prática da ecofilia – relação de amizade com a natureza -, envolvendo os aspectos da permacultura e o reuso de recursos naturais com foco na sustentabilidade. A ecofilia é um dos caminhos desenvolvidos pela Abordagem Sistêmica Comunitária, a tecnologia social do MSMC.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.