A gestora da União Europeia (EU), do Setor de Cooperação da insitutição no Brasil, Maria Cristina Araújo von Holstein-Rathlou, encerrou no dia 22 de abril, a visita de monitoramento ao Projeto Sim à Vida. A ação de prevenção às drogas, é desenvolvida em Fortaleza e na Região Metropolitana de Fortaleza pelo Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) em parceria com a CBM International e co-financiamento da EU.

Na visita de três dias, Maria Cristina dialogou sobre a tecnologia socioterapêutica desenvolvida pelo MSMC há vinte anos. A Abordagem Sistêmica Comunitária e reconhecida pela Fundação Banco do Brasil (2009) como eficiente, eficaz e replicável em outros territórios. Também é reconhecida como inovação em saúde mental, em artigos científicos das revistas Physis (2011) e Ciência e Saúde Coletiva (2012).

A visita de Maria Cristina foi encerrada com a apreciação de uma vivência de autoestima e cuidado, com dança e relaxamento na escola Francisca de Abreu Lima, no bairro Canindezinho, em Fortaleza. Na ocasião, Maria Cristina falou à reportagem do jornal O Povo que colheu uma “ótima impressão” do primeiro ano de instalação do projeto.

A vivência com estudantes na escola é parte das atividades do projeto. Ao todo são atendidas 450 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos de idade, preferencialmente, e 1350 familiares em quatro localidades de Fortaleza e Maracanaú, na Região Metropolitana.

As crianças têm sua autoestima fortalecida e os familiares desenvolvem conhecimentos de autogestão familiar, comunitária e profissional. São 240 crianças atendidas diretamente pelo MSMC. Outras 210 são atendidas em escolas, por meio de parcerias.

Visitas aos núcleos do Projeto

No dia 20 de abril, acompanhada de profissionais do MSMC e de Alejandra Valverde, da CBM International, Maria Cristina conheceu a Casa de Arte, Música e Espetáculo (AME), equipamento do MSMC. O espaço abriga um dos núcleos do Projeto Sim à Vida.

Na mesma tarde, a gestora da União Europeia vivenciou momentos de cuidado no grupo de autoestima, na palhoça do MSMC que é integrada ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Comunitário do Bom Jardim. Esse Caps tem a cogestão do MSMC com a Prefeitura de Fortaleza. O grupo de autoestima acolhe beneficiários do projeto Sim à Vida e da comunidade em geral.

No dia 21, em diálogo com a equipe do projeto, a gestora da UE esclareceu dúvidas. Também obteve mais informações sobre aspectos teóricos e práticos da Abordagem Sistêmica Comunitária.

No dia 22 de abril, Maria Cristina; padre Rino Bonvini, presidente do MSMC; Alejandra Valverde; Balbina Lucas, coordenadora do Sim à Vida; Tiana Gomes, educadora; e Elizeu Sousa, Advocacy, visitaram a casa de Edileuda Silva, que tem duas crianças acolhidas pela ação. Edileuda concluiu o curso de confecção realizado pelo projeto e se prepara para adquirir uma máquina de costura para começar uma atividade profissional.

O projeto realiza formação profissional em modelagem, customização, corte e costura, para 90 mães e outros familiares das crianças atendidas. Uma psicóloga e uma assistente social são dedicadas ao acolhimento dos beneficiários do Sim à Vida, além de educadores, arte-educadores e outros profissionais.

Familiares que têm a saúde mental fragilizada ou em situação de dependência são encaminhados aos Centros de Atenção Psicossocial e às terapias complementares oferecidas pelo MSMC. Aqueles que necessitam de medidas protetivas são encaminhados aos Centros de Referência de Assistência Social e outros equipamentos, em Fortaleza e Maracanaú.

O Sim à Vida já vinha sendo desenvolvido desde 1999 pelo MSMC, sendo também um projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará. Os recursos da União Europeia e CBM asseguram o funcionamento da ação até 2018.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.