A assessora pedagógica do Projeto Jovem Aprendiz do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), Silvia Costa, palestrou durante a IV Semana de Recursos Humanos do Centro Universitário Estácio. Silvia falou sobre voluntariado online e destacou essa nova tendência para os estudantes ali presentes. Durante a palestra, ela apresentou as ações do MSMC, especialmente os programas Jovem Aprendiz e Sim à Vida.

A palestra aconteceu no último dia 9 de maio, pela manhã e à noite na unidade Aldeota, do Centro Universitário Estácio.

No programa Jovem Aprendiz o Movimento prepara jovens para o Mercado de Trabalho e os insere em empresas para a primeira experiência profissional. Para realizar esta ação, o Movimento é credenciado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Fortaleza. Uma das empresas parceiras da instituição nesse programa é a RB Distribuidora.

Já o Projeto Sim à Vida, desenvolve educação complementar e vivências lúdicas com crianças das áreas de vulnerabilidade socioeconômicas do Grande Bom Jardim, das comunidades do Siqueira e do Marrocos. Trata-se de um projeto apoiado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza (Comdica) e pela CBM Internacional, além de integrar a extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC).

De acordo com Sílvia, dos mais de 300 alunos presentes às palestras, 152 deles manifestaram interesse em conhecer mais sobre o projeto.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.