(Usuários do CAPS e da Residência terapêutica, profissionais e apoiadores se concentraram na Palhoça do Movimento Saúde Mental / Foto: Yago Medina)

 

Na tarde do dia 17/01/2024, quem passou pela Palhoça Terapêutica e pelo CAPS Comunitário do Bom Jardim conseguiu sentir a atmosfera animada que tomou conta dos brincantes durante o “CarnaCAPs”. A festa reúne também os moradores da comunidade do Grande Bom Jardim.

O “CarnaCAPs” é uma das ações socioterapêuticas realizadas pelo Movimento Saúde Mental, com a participação do CAPS Comunitário do Bom Jardim, promovida com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, que marca o início das festividades carnavalescas do MSM. O evento já está em sua 14ª edição.

Ao som de marchinhas carnavalescas e muita animação, os participantes festejam junto à apresentação do bloco Doido é Tu, organizado pela Fundação Silvestre Gomes. O evento contribui para a participação dos usuários do CAPS e da Residência Terapêutica nas manifestações culturais da cidade, integrando familiares e profissionais desses espaços. 

O CarnaCaps é uma das festividades preparatórias para o Carnaval, em que os participantes podem ensaiar para o desfile no bloco Doido é Tu, além de se divertir e confraternizar com os demais foliões. Ivan Nogueira, coordenador da Palhoça, relembra que outras ações do Carnaval estão sendo realizadas. “Estamos fazendo o nosso pré-carnaval toda sexta-feira, no Palco Aberto”, convida. 

As atividades culturais fazem parte das ações para a superação de estigmas e preconceitos associadas às pessoas com transtornos psicológicos ou psiquiátricos. 

 

SOBRE O MOVIMENTO SAÚDE MENTAL

O Movimento Saúde Mental (MSM) é uma organização da sociedade civil (OSC), criada em 1996, que utiliza a Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) para o desenvolvimento de suas atividades. ASC é uma tecnologia socioterapêutica de múltiplo impacto que ajuda as pessoas a superar a Síndrome da Colonialidade Internalizada a partir do acolhimento do ser humano, da escuta e do cuidado, auxiliando a identificar as potencialidades do indivíduo, promovendo o fortalecimento da autoestima e das bases familiares e comunitárias. Envolve o ser humano como um todo, conectando-o com a comunidade, o meio ambiente e a dimensão transcendente, contribuindo para o enfrentamento das problemáticas existentes na comunidade.

 

por Gabriele Félix