O Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC) ganha um novo reforço para o fortalecimento de suas ações socioterapêuticas. Estudantes de Comunicação Social da Faculdade 7 de Setembro (FA7) fizeram na última quinta-feira (25) uma visita à Casa Sede no Bom Jardim. O objetivo é conhecer os projetos organizados pela instituição e seus núcleos, como a Casa AME, Palhoça e CAPS Comunitário.

Os estudantes Nando Lopes, Luciana Silva, Khelvya Carvalho e Jonathan Firmino são membros do Projeto Somos Mobilizadorxs, realizado pelo Instituto Sinergia Social. A vinda dos estudantes ao Bom Jardim resulta da classificação do MSMC em concurso realizado pelo Instituto.

A iniciativa é realizar, por meio de alunos e professores da área da Comunicação Social, trabalhos de comunicação, mobilização e capacitação de recursos para organizações que realizem trabalho comunitário na região de Fortaleza. Com isso, ampliar os laços de cidadania e solidariedade entre as ONGs e a comunidade.

Os estudantes além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o Movimento de Saúde Mental Comunitária participaram de um almoço com o Padre Rino Bonvini e a Coordenadora Geral, Natália Martins. No começo da tarde, presenciaram uma aula de arte na Casa AME com crianças moradoras do bairro.

“O que mais me chamou atenção foi o carinho de todos com as crianças; elas estão sempre elétricas e devem ter situações difíceis, mas sabem contornar isso com paciência. Outro ponto que me chamou atenção foi o apoio da União Europeia para o projeto”, afirma Nando Lopes, estudante de Publicidade.

A ideia de divulgação propostas pelos estudantes de Comunicação é a criação de uma campanha de crowdfunding para a arrecadação de fundos e vídeos promocionais para divulgação nas redes sociais.

A campanha crowdfunding, que está sendo criada pelos estudantes vai apresentar um projeto de ecofilia e saúde mental. Trata-se de uma ação que vai envolver as pessoas de comunidades de risco social do Bom Jardim em atividades de cuidados com plantas e animais numa perspectiva de fortalecimento de sua saúde mental, preventiva e terapeuticamente.

 

Redação: Jonathan Silva, estudante da Fa7.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.