(Participantes, psicólogos e professores se reúnem e trocam experiências em aula inaugural do Gastronomia e Terapia / Foto: Yago Medina)

 

Na tarde do dia 01/04/2024, o projeto Gastronomia e Terapia: Novos Caminhos para a Geração de Renda e Autoestima deu às boas-vindas aos novos participantes. A aula inaugural lotou o auditório da Casa AME (Arte, Música e Espetáculo), espaço que acolheu professores, psicólogos e alunos em uma reunião em que todos puderam se apresentar e tirar suas dúvidas. Com duração de 6 meses, o projeto conta com 4 novas turmas para o ano de 2024: Doces e Sobremesas Clássicas Gourmet, Pães do Mundo, Chocolatier e Patisserie e Confeitaria Contemporânea.

 

As aulas práticas serão realizadas na Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA), do Movimento Saúde Mental. As Práticas Integrativas Complementares, referentes ao cuidado com a saúde mental, serão realizadas na Palhoça Terapêutica. Durante o encontro, estiveram presentes os psicólogos Ivan Nogueira, coordenador da Palhoça e Natália Tatanka, CEO do Giardino Buffet, do Movimento Saúde Mental, que irão acompanhar as práticas socioterapêuticas do projeto. Na ocasião, foram repassadas informações sobre o funcionamento das aulas, os locais dos encontros e a distribuição dos módulos durante o período do curso. 

 

Além de proporcionar o desenvolvimento de habilidades e técnicas gastronômicas, o percurso formativo do projeto engloba também os Cuidados Socioterapêuticos, Cidadania, Empreendedorismo, Educação Financeira, Empoderamento Digital e o domínio teórico e prático em 4 linguagens da gastronomia até a inserção no mercado de trabalho. O “Gastronomia e Terapia” contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 3 – Saúde e Bem Estar, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, e 10 – Redução das desigualdades.

 

O projeto Gastronomia e Terapia é uma realização do Movimento Saúde Mental, com o fomento do Instituto Cooperforte. A realização das aulas recebe o suporte técnico e metodológico da equipe do programa de extensão universitária Gastronomia Social, vinculada ao curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). As aulas têm início nesta terça-feira, 02 de abril. Confira abaixo as turmas e horários.

 

TURMAS E HORÁRIOS 

Doces e Sobremesas Clássicas e Goumert

Segundas e terças-feira, das 13h às 17h

 

Pães do Mundo

Segundas e quartas-feira, das 13h às 17h

 

Chocolatier

Segundas e quintas-feira, das 13h às 17h

 

Patisserie e Confeitaria Contemporânea

Segundas e Sextas-feira, das 13h às 17h

 

CONFIRA OUTRAS IMAGENS

 

 

SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA COMUNITÁRIA

 

A ASC é um sistema socioterapêutico multidisciplinar e de múltiplo impacto, que atua na prevenção do sofrimento psíquico e existencial. Organizada sob três princípios – Autopoiese Comunitária, Trofolaxe Humana e Sintropia -, a Abordagem Sistêmica Comunitária foi reconhecida, em 2009, como tecnologia socioterapêutica efetiva e replicável pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Já em 2018, a ASC foi considerada uma inovação em Saúde Mental pelo MHIN (Mental Health Innovation Network) – vinculado à Organização Mundial da Saúde. 

 

por Gabriele Félix