(Colaboradores e usuários do Movimento Saúde Mental participam de vivência cultural no musical Homem com H / Foto: Gabriele Félix)

 

De passagem por Fortaleza, o espetáculo Homem com H (Ney Matogrosso) é uma homenagem à trajetória artística de Ney Matogrosso. No dia 27/01/2024, à convite da Opus Entretenimento, em uma ação de Democratização de Acesso à Cultura, 46 participantes do Movimento Saúde Mental (MSM) tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência cultural de assistir o musical, exibido no RioMar Fortaleza.

 

Nem o calor de meio-dia foi capaz de desanimar o grupo de participantes que se reuniu na Palhoça Terapêutica para aguardar o ônibus, transporte cedido pela parceria com a Universidade Federal do Ceará, por meio do Programa Extensionista Grande Bom Jardim, que os levaria até o teatro. Empolgados, muitos dos usuários nunca tinham assistido um musical ao vivo. “Foi a primeira vez de muitos deles. Eu vi, pela carinha de todos, a alegria e contentamento de terem ido. Só o passeio já vale, mas a apresentação valeu muito mais”, conta Ana Paula, coordenadora da Casa AME.

 

A produção explora momentos e canções marcantes na trajetória do cantor sem seguir necessariamente uma ordem cronológica. A história começa em um show do Secos & Molhados, em plena ditadura militar, quando uma pessoa da plateia o xinga de “viado”. Essa cena se funde com momentos da infância e adolescência do artista. E, dessa forma, outros episódios vão se encadeando na cena. 

 

Além da própria trajetória do homenageado, o musical discute um tema cada vez mais relevante para a realidade brasileira: a liberdade. Frequentadora da Casa AME (Arte, Música e Espetáculo), Sâmia Lima (41), conta que assistir ao espetáculo e conhecer a história de vida do artista foi um momento único. “Serve de exemplo de superação para nós. Para mim, também serviu para ver que, mesmo passando por problemas, mesmo apanhando, ele conseguiu se superar. Se ele conseguiu, nós também conseguimos”, explica emocionada.  

 

Sâmia Lima é uma das integrantes do grupo de teatro da Casa AME, espaço do MSM que ajuda a desenvolver a saúde mental dos participantes através da arteterapia. Ana Paula reforça que atividades culturais estão para além do lazer, sendo uma ferramenta importante para manter a vitalidade mental e emocional. “As pessoas que foram, agradeceram por terem ido, porque é uma coisa que elas nunca viram. Uma delas até disse que essa apresentação valeu por um ano de terapia”, revela.

 

SOBRE O MOVIMENTO SAÚDE MENTAL

O Movimento Saúde Mental (MSM) é uma organização da sociedade civil (Osc), criada em 1996, que utiliza a Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) para o desenvolvimento de suas atividades. A Casa AME (Arte, Música e Espetáculo) é um dos espaços do Movimento Saúde Mental que acolhe as pessoas com arteterapia, sendo reconhecida também como ponto de leitura e ponto de cultura. É um lugar para as pessoas desenvolverem e expressarem as múltiplas inteligências (cinestésica, pictórica, espacial e intrapessoal, entre outras).

 

por Gabriele Félix