Um grupo de 17 médicos cubanos, integrantes do Programa Mais Médicos do Governo Federal, visitou ontem espaços do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC) para conhecer a metodologia de trabalho da instituição. A visita, também, tem o objetivo de fazer contato com a realidade local, onde vão ficar trabalhando durante quatro anos. Eles conheceram a Casa de Aprendizagem, onde ocorrem cursos profissionalizantes, e a Palhoça comunitária, lugar de práticas terapêuticas de cuidado.

Pela manhã, em diálogo com o padre Rino Bonvini, presidente do MSMC, e com os coordenadores Lena Xavier e Elizeu de Sousa, os médicos e médicas puderam conhecer a Abordagem Sistêmica Comunitária que acolhe, escuta e estimula o desenvolvimento biopsicossocioespiritual da pessoa. Depois, assistiram ao vídeo da Fundação Banco do Brasil que reconhece a ASC como tecnologia social eficiente, eficaz e replicável e comentaram sobre a missão de cuidar das pessoas em qualquer lugar do planeta. Alguns deles já trabalharam na África.

Na palhoça, à tarde, os profissionais cubanos participaram de um grupo de terapia da autoestima, coordenado pela terapeuta Ana Paula Fernandes. Ali, eles se envolveram com 15 pessoas da comunidade em um processo de integração e relaxamento. Conforme comentaram na roda, esta ação é muito positiva por acolher, principalmente, as pessoas em situações mais vulneráveis, como os pobres da periferia de Fortaleza.

O grupo de médicos cubanos, de acordo com Rosélia Mesquita, coordenadora da Saúde na Regional V de Fortaleza, é constituído por profissionais com pós-graduação e alguns deles com mais de vinte anos de atuação na área médica. Na visita a unidades de atenção à Saúde, os médicos estavam acompanhados de Érika Daiana Rocha, articuladora da Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Fortaleza na SER V.

 

Sobre o Movimento Bom Jardim

Fundado em 1996, o Movimento Bom Jardim atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.