No sábado, 2 de julho, a animação foi em dose dupla com o arraiá do Projeto Sim à Vida, na comunidade do Marrocos, e o Arraiá de Aniversário do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), na Palhoça. A festa junina aconteceu em comemoração aos 20 anos da instituição. A abertura do evento contou com apresentação das crianças e adolescentes do Sim à Vida, projeto de prevenção às drogas e fortalecimento dos serviços sociais de saúde.

O cantor Marcos Lima, e músicos da comunidade, tocaram forró pé de serra e levaram os participantes a um descontraído arrasta pé no arraiá de aniversário do MSMC.

O arraiá de aniversário de 20 anos do MSMC na Palhoça contou com a apresentação da quadrilha junina Renascer com Cristo, do Bom Jardim. O grupo é formado por jovens católicos que realizam ação junina sem perder de vista a evangelização.

A Abordagem Sistêmica Comunitária, desenvolvida pelo Movimento, acolhe todos os credos e práticas culturais que contribuem para a saúde integral das pessoas e para o desenvolvimento sustentável do território.

Arraiá no Marrocos

Na tarde do mesmo dia, as crianças e adolescentes do núcleo do Projeto Sim à Vida, no Marrocos, fortaleceram a tradição junina com uma festa animada.

Os meninos e meninas “venderam” comida típica, fizeram leilão e pescaria. Tudo com um dinheiro de brincadeira, só para animar a festa. Ao final, três pares dançantes fizeram o espetáculo de encerramento. Tudo conforme se faz nos festivais, com mesa de jurados e classificação do primeiro ao terceiro lugar.

No dia 16 de julho, será a vez do arraiá das crianças e adolescentes do Sim à Vida do núcleo do projeto em Maracanaú, no sítio Wopila. O arraiá do núcleo Siqueira também ocorrerá neste mês de julho.

O projeto Sim à Vida é realizado pelo MSMC com o co-financiamento da CBM International da União Europeia.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.