Agentes de saúde, funcionários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e outros servidores da Prefeitura do Município de Cruz participam, no período de 3 a 5 junho, do primeiro módulo do curso de Terapia Comunitária realizado pelo Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC). O evento terá início a partir do meio dia de sexta-feira, dia 03.

A formação visa preparar para o atendimento humanizado, com utilização de técnicas que valorizam a solução partilhada de problemas, a autoestima, o protagonismo de cada indivíduo. Além disso, trabalha, também, a contribuição de cada pessoa na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

O Curso de Terapia Comunitária tem duração de 240h/aulas com aulas dialogadas e prática de intervisões. O quadro de professores é composto por uma equipe multidisciplinar.

A Terapia Comunitária é desenvolvida no MSMC

O Movimento Saúde Mental Comunitária foi pioneiro, ao iniciar em 1996 os primeiros grupos de autoestima cuidando de mulheres das comunidades vulneráveis do Bom Jardim, Fortaleza.

Esse serviço é realizado por meio de várias técnicas, vivências e Práticas Integrativas de Cuidado (PICs). Cada participante busca o autoconhecimento, fortalece sua autoestima e desperta seu potencial criativo, para desenvolver suas múltiplas inteligências.

Na Abordagem Sistêmica Comunitária, a pessoa aprende a cuidar de si, assume seu lugar na família, ativa sua participação na comunidade, estabelece uma relação de amizade com a natureza e contribui para a transformação da realidade.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.