Aconteceu em Casa Campestre, cidade de Cochabamba, neste 13 de dezembro, um seminário que abordou a ecofilia. José Santana, coordenador do Projeto Ecofilia do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), ministrou palestra, por vídeo-conferência, para o “Taller de estrategias para la extension de los servicios de rehabilitacion en la comunidad”. O seminário na Bolívia foi organizado por Handicap Internacional.

O evento teve a participação de profissionais da saúde pública, gestores do departamento, diretores de hospitais, médicos, representantes das unidades municipais de “Discapacidade”, fisioterapeutas e psicólogos.

José descreveu as atividades práticas de cultivo de plantas e criação de animais, realizadas com crianças e adolescentes de comunidades de Fortaleza e Maracanaú. O intuito das atividades é a prevenção às dependências químicas, uma ameaça que assola as comunidades atendidas pelo MSMC.

Essas práticas de relacionamento com a natureza, com orientação para valores e sentimentos de afetividade é chamada de ecofilia. O termo ecofilia significa relacionamento de amizade com a natureza, indo mais além da ecologia. No MSMC, o projeto Ecofilia é apoiado pelo Instituto Nordeste Cidadania (INEC).

De acordo com trabalho científico, os usuários do MSMC vêm declarando que a prática da ecofilia tem resultado em bem estar mental, ajuda a fortalecer a autoestima e a terapêutica de transtornos da mente. Essa prática integra a Abordagem Sistêmica Comunitária criada pelo psiquiatra padre Rino Bonvini junto à comunidade.

A organização Handicap Internacional apoia quatro municípios do departamento de Oruro, Bolívia, no desenvolvimento de estratégias comunitárias de extensão dos serviços de reabilitação.

Entre os expositores do seminário na Bolívia, estavam a Universidade de Howest, da Bélgioca, com o tema de ajudas técnicas personalizadas e o MSMC com o tema Ecofilia.

Conforme Narel Gómez, coordenadora do projeto de Reabilitação, “ao final, os municípios desenvolveram uma proposta de trabalho a ser implementada com apoio da Handicap Internacional”.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.