Padre Rino Bonvini recebeu a honraria acompanhado de pessoas que fazem parte da história do Movimento Saúde Mental. Para ele, a importância da medalha é um reconhecimento coletivo. (Foto: Yago Medina)

Júlia Vasconcelos

O padre e psiquiatra Rino Bonvini, fundador do Movimento Saúde Mental (MSM), recebeu a Medalha de Ética da Sociedade Cearense de Cidadania (SOCER), conferida àqueles que se destacam por serviços prestimosos à sociedade.

A honraria foi concedida no dia 30 de maio como forma de reconhecimento da SOCER pelo trabalho desenvolvido no Movimento Saúde Mental, na Câmara Municipal de Fortaleza.

O padre Rino credita o recebimento da medalha aos resultados obtidos na promoção de direitos humanos e de saúde comunitária, por meio da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC). A metodologia, desenvolvida pelo Movimento, atua por meio do acolhimento, da escuta e do cuidado.

A ASC estimula as pessoas a encontrar novas soluções a suas dificuldades a partir de três princípios de aplicação: a autopoiese, a trofolaxe humana e a sintropia.

Dessa forma, a metodologia do MSM baseia-se na capacidade de identificação da crise para gerar uma nova organização, na comunicação intra, inter e transpessoal e na tendência natural de autoaperfeiçoamento. “A Abordagem Sistêmica Comunitária ajuda as pessoas a tomar conhecimento do próprio valor”, afirma o padre Rino.

Através das PICs (Práticas Integrativas Complementares), o Movimento atua no fortalecimento da autoestima a partir dos grupos socioterapêuticos, dos cuidados individuais e das formações voltadas ao empreendedorismo na Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA), no Giardino Buffet e no Ateliê Florescer. Segundo o padre, essas iniciativas também impulsionam o desenvolvimento pessoal e a autoestima.

O Movimento Saúde Mental é referência na promoção de saúde mental a partir de terapias complementares e da integração dos participantes com a comunidade. O impacto desses cuidados são visíveis até mesmo dentro da própria equipe da entidade.

A Abordagem Sistêmica Comunitária, inspirada pela cultura indígena, trabalha com a circularidade de cuidados. Nesse sentido, trabalhadores do Movimento que já foram beneficiados pelos serviços passaram a atuar na entidade, replicando os cuidados à sociedade.

O padre Rino Bonvini afirma que a medalha recebida não é só dele, mas de todas as pessoas que contribuem para o MSM. “Este reconhecimento não é do padre Rino, mas é da comunidade Grande Bom Jardim como um todo”.

Editor: Elizeu de Sousa