Em maio, 35 mulheres e um homem foram formadas no curso de corte e costura oferecido pelo Movimento Saúde Mental Comunitária a partir do Projeto Sim à vida. A expectativa dessas pessoas, agora, é comprar sua própria máquina de costura. As costureiras querem empreender, por isso, parte da turma, neste mês de junho, vai participar de um curso de empreendedorismo.

A capacitação para formar novas costureiras também proporciona aumento da autoestima. Além da profissionalização, o curso de corte e costura acolhe moradores do Bom Jardim em um ambiente de troca de saberes e vivências.

O curso foi realizado na Capela Santo Amaro, no Bom Jardim, em um total de 120 horas/aula distribuídos em dois meses. A capacitação foi facilitada pela professora Liduína Lins. Na sua grade de atividades, os inscritos se familiarizaram com o maquinário industrial e em operação de peças de roupas.

“Elas aprenderam sobre como pregar peças, como manga de camisa, e trabalhar com malha e tecido plano. Tivemos oficinas de tingimento em malhas e customização em bordarias”, informou Liduína.

A professora conta, ainda, que as aulas tiveram uma troca de conhecimentos, além da formação profissional: “Tivemos vários depoimentos bons, muita coisa da realidade delas. A turma abriu a mente para outras coisas”. Uma das principais dificuldades encontradas pelos alunos é não possuir uma máquina de costura para praticar.

“Eu tinha o interesse de aprender para mim mesma, pois eu peço alguém para costurar e, quando vou ver, já estou pagando 50 reais. Tendo a máquina a gente já economiza, mas eu não tenho”, conta a aluna Meline Alves.

Como as costureiras querem empreender, para complementar a profissionalização, um curso de empreendedorismo foi iniciado no dia 23 de maio. A nova formação, ministrada pela facilitadora Izaura Rolho, possibilitou às mães uma postura mais profissional para anunciar e gerenciar seus serviços.

Com outros cursos de formação no currículo, a dona de casa Rosa Maria espera que, ao conseguir a máquina de costura, possa por em prática o que aprendeu nas duas formações. Inscrita anteriormente em outros cursos oferecidos pelo MSMC, como a Escola de Gastronomia, ela considera importante o que é passado pelos instrutores.

“Tem sido ótimo participar, aprendi muita coisa que antes eu tinha medo, como montar uma peça. Agora só falta a máquina para começar”, comenta Rosa Maria.

A previsão é que no final do mês de junho, após o término do curso de empreendedorismo, aconteça o bazar das novas costureiras, com mais de 150 peças montadas por elas durante as aulas. O evento é o momento de entrega do. No ano passado, o bazar aconteceu na Palhoça Comunitária do MSMC e entregou 15 certificados às novas costureiras.

O programa Sim à Vida, de prevenção às drogas, é co-financiado por CBM Internacional e União Europeia.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.